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Por Raquel Brandão, Valor — São Paulo

Enquanto as vendas no mundo recuaram, o desempenho da L’Oréal no Brasil em 2020 foi bom, com a companhia francesa ganhando participação de mercado. “O Brasil registrou um desempenho excepcional no geral [de divisões], crescendo a cada trimestre e ganhando participação de mercado no maior mercado de beleza da América Latina, resultado da transformação de longo alcance do negócio iniciada bem antes da crise.”

O lucro líquido da companhia caiu 5,9% para 4,10 bilhões de euros em 2020 ante 2019. Se considerado o resultado atribuído a controladores, a queda é de 5%, para 3,56 bilhões de euros.

A companhia não compartilhou resultado líquido do quarto trimestre, mas divulgou a receita de vendas nos últimos três meses do ano e em todo 2020. A receita anual caiu 6,3%, para 27,99 bilhões de euros, ou 4,1% em vendas comparáveis (operações com mais de um ano em atividade). Já a receita de outubro a dezembro mostrou melhora: ficou estável em relação ao mesmo período de 2019, em 7,88 bilhões de euros, e houve avanço de 4,8% quando consideradas as vendas comparáveis.

O Brasil teve importante participação nas vendas on-line da companhia, que cresceram três dígitos na América Latina, de acordo com a empresa. A operação brasileira também teve destaque ao longo do segundo semestre na divisão de consumo, de produtos vendidos em supermercado e farmácias, como xampús, por exemplo. No país, a empresa é dona das marcas Garnier e Elseve.

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