Roacutan: saiba mais sobre o remédio usado para tratar acne

BB17QcLE.img?h=450&w=799&m=6&q=60&o=f&l=f&x=297&y=125&profile=RESIZE_710x© veja quais são os sinais do período fértil Roacutan: saiba mais sobre o remédio usado para tratar acne

By  Yulli Dias - Revista Seleções/MSN

O roacutan é um medicamento indicado para tratamento de casos de acne grave – que provocam cicatrizes – ou que não tiveram melhora com o uso de outros remédios, como antibióticos ou pomadas e cremes para as espinhas.

Ele é capaz de deixar a pele sem acne e com aparência de saudável, já que tem em sua composição a isotretinoína. Essa substância é capaz de reduzir a produção de sebo e, consequentemente, as inflamações na pele. Por isso que um dos possíveis efeitos colaterais do roacutan é o ressecamento da pele e dos lábios.

Efeitos colaterais do roacutan

Por ser considerado um medicamento bem forte para o organismo, o roacutan precisa ser administrado com cuidado e com o acompanhamento de um dermatologista, pois é possível que o paciente sofra com alguns efeitos colaterais.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, podem ocorrer:

  • Ressecamento de cabelos, pele e lábios;
  • Sangramento do nariz;
  • Coceira;
  • Em alguns casos, dores musculares após atividades físicas;
  • Elevação do colesterol;
  • Elevação dos triglicerídeos;
  • Alterações do fígado.

Para fazer o controle desses efeitos colaterais, é bem provável que o dermatologista peça para que o paciente faça exames de sangue regulares, como a cada mês, por exemplo, para identificar possíveis alterações.


Além disso, algumas pessoas não devem fazer o uso desse tipo de medicamento. Devem evitar o roacutan:

  • Pessoas com alergia a alguma substância do roacutan;
  • Indivíduos com insuficiência hepática;
  • Mulheres grávidas ou amamentando.

Não é indicado, também, ingerir bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois podem causas alterações no fígado.

Como tomar o roacutan?

É possível encontrar a isotretinoína – como também é conhecido o roacutan – nas quantidades de 10 mg e 20 mg. O valor que será administrado vai depender do estado da pele do paciente, variando de pessoa para pessoa.

Normalmente o dermatologista começa com uma dose baixa no primeiro mês (0,5 mg/kg) e, caso não haja reações adversas, a dose pode ser aumentada nos meses seguintes (de 1 mg a 2 mg/kg).

Segundo o site do Ministério da Saúde, o objetivo do tratamento é chegar na dose cumulativa de 120 a 150 mg/kg. O que normalmente pode ser alcançado de quatro a seis meses após o início da medicação.

BB1cDdH7.img?h=450&w=799&m=6&q=60&o=f&l=f&x=406&y=245&profile=RESIZE_710x

O efeito do roacutan antes e depois na pele é gradativo. (Imagem: VladimirFLoyd/iStock)

A absorção do remédio é maior ao ser ingerido junto a alguma refeição. Já em relação ao tempo para ver os resultados, é possível ver melhoras consideráveis na pele nas primeiras 8 a 16 semanas após o início do tratamento com roacutan.

Atenção:

Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob