Roche buys GenMark for $1.8 million to challenge test rivals | Reuters

FILE PHOTO: The logo of Swiss drugmaker Roche is seen at its headquarters in Basel, Switzerland February 1, 2018. REUTERS/Arnd Wiegmann

by Reuters


ZURICH (Reuters) - A Roche está preenchendo uma lacuna no portfólio de testes com a compra da GenMark Diagnostics, dos EUA, em um negócio de US $ 1,8 bilhão que a fabricante suíça de produtos farmacêuticos disse que atinge uma das áreas de diagnóstico de crescimento mais rápido.

A Roche, sediada em Basileia, lançou uma oferta em dinheiro pelo GenMark por US $ 24,05 por ação, um ágio de 43% sobre o preço das ações do GenMark em 10 de fevereiro, antes das especulações de acordo com a mídia. A transação deve ser fechada no segundo trimestre.

O GenMark faz “testes de painel sindrômico” para detectar simultaneamente vários patógenos responsáveis ​​por doenças respiratórias como a pneumonia ou a perigosa sepse - infecção no sangue, uma área em que a Roche tentou entrar para desafiar rivais como o bioMerieux da França.

O mercado para esses testes em 2019 era de US $ 800 milhões anuais, disse o chefe de diagnósticos da Roche, Thomas Schinecker, citando números da indústria, acrescentando que deve crescer 20% ao ano para chegar a US $ 2 bilhões até 2024. A GenMark tem atualmente 7% de participação de mercado, ele estimou, mas a Roche pretende aumentar significativamente isso daqui a quatro anos.

“Em primeiro lugar, podemos alavancar nossa força comercial”, disse Schinecker em uma entrevista. “Em segundo lugar, acreditamos que podemos alavancar nosso conhecimento na fabricação, para realmente ajudar na escala e reduzir custos.”

A Genmark tem uma base instalada de 792 analisadores em todo o mundo, enquanto a bioMerieux tem 14.000 de seus analisadores BioFire.

As ações da GenMark subiram 28%. As ações da Roche aumentaram 1,5% às 14h45 GMT.

Analistas disseram que a mudança vai expandir a presença da Roche para hospitais, hoje seu foco é centralizado em laboratórios.

“Uma presença mais ampla em hospitais (que podem optar por fazer mais testes internamente) faz sentido estratégico”, escreveram analistas do UBS.

Além das infecções respiratórias e testes de sepse do GenMark, está desenvolvendo um terceiro, para infecções gastrointestinais.

Os hospitais usam esses testes de painel para diagnosticar pacientes criticamente enfermos e combiná-los com tratamentos direcionados, em parte para evitar o uso inadequado de antibióticos que podem levar a bactérias resistentes aos antibióticos.

“Usar antibióticos sem ter um alvo real em mente vai causar uma grande crise”, disse Schinecker.

Reportagem de John Miller e John Revill; Edição de Riham Alkousaa, Sherry Jacob-Phillips e Ed Osmond

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob