Roz-Brewer-divulgacao-1.jpg?quality=70&strip=all&resize=420,280&profile=RESIZE_710x

Roz Brewer: presidente da Walgreens é única negra na Fortune 500 (Starbucks/Divulgação)

Ao se tornar a primeira presidente do gigante de farmácias Walgreen, a executiva Rosalind Brewer realiza feito histórico na lista das 500 maiores empresas dos EUA


Por Marina Filippe - Exame

A executiva Rosalind Brewer, conhecida como Roz Brewer, acaba de deixar sua posição de COO da rede de cafeterias Starbucks para assumir a presidência da gigante rede de farmácias americanas Walgreens, que tem mais de 21.000 lojas em 11 países e emprega 450.000 pessoas.

A mudança é histórica porque coloca Roz como a única mulher negra na presidência das 500 maiores empresas do país, a Fortune 500. Em dezembro de 2020 houve um recorde na lista com 41 mulheres CEO, o que na época representava apenas 8% do total.

Brewer, porém, não é a primeira mulher negra na lista. Quem primeiro realizou este feito foi Ursula Burns, presidente da Xerox de 2009 a 2016.


Com a novidade, Stefano Pessina deixa o cargo de CEO da Walgreens e continua na empresa como conselheiro. Já Roz segue sua carreira depois de ter passado como executiva ou conselheira em empresas como Amazon e Sam’s Club.

Investidores

A chegada de Roz Brewer à presidência da Walgreens animou os investidores. A empresa que agora vale 45 bilhões de dólares na Nasdaq abriu em alta de 11% nesta quarta-feira, 27.

Nos Estados Unidos, os movimentos de ESG estão cada vez mais pressionando gestores a considerar aspectos como a diversidade de gênero e raça entre os executivos das companhias.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob