9849486874?profile=original

Faixa etária entre 11 e 12 anos faz parte do grupo que mais transmite a bactéria causadora da doença, por isso, a dose de reforço nessa idade é essencial e está disponível no calendário de vacinação do SUS

Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a importância da vacinação contra a meningite meningocócica, principalmente em crianças e adolescentes com idades entre 11 e 12 anos - por serem considerados transmissores da bactéria, mesmo de forma assintomática - a Sanofi Pasteur lança o desafio “11 Manchetes pela Vida”. A iniciativa traz como embaixador o atleta paralímpico Daniel Yoshizawa, integrante da seleção brasileira de vôlei sentado, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019 e símbolo de superação e luta contra a meningite.

O desafio teve início no Instagram do levantador da seleção brasileira de vôlei sentado (@danyoshizawa), a partir da publicação de um vídeo do próprio jogador convidando outros atletas a fazerem 11 manchetes - recurso utilizado para receber um passe no voleibol - sem deixar a bola cair. A segunda participante engajada em prol da causa é Thaisa Daher (@daherthaisa), jogadora de vôlei e bicampeã olímpica pela seleção brasileira. As 11 manchetes têm relação direta com a vacinação de reforço contra a meningite meningocócica, uma vez que a vacina ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da doença, está disponível no calendário de vacinação do SUS para crianças e adolescentes entre 11 e 12 anos de todo o país.2

“A maioria dos pais vacina seus filhos quando são pequenos, mas esquecem das doses de reforço, o que representa um risco à saúde individual e de toda população, uma vez que a faixa etária entre 11 e 12 anos é transmissora da meningite, com casos assintomáticos que acabam aumentando a transmissão da bactéria. Soma-se a isso a forte queda na cobertura vacinal para tantas doenças graves prevenidas pela vacinação, inclusive a meningite. Por isso, iniciativas que levem mensagens educativas de forma engajadora e próxima da população são muito importantes", explica Sheila Homsani, diretora médica da Sanofi Pasteur no Brasil.

Sobre a meningite

A meningite meningocócica é caracterizada pela inflamação da membrana que recobre o cérebro e a medula espinhal (meninge). Causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo)1, ela é considerada uma doença endêmica no Brasil, a enfermidade pode ser assintomática ou provocar sintomas graves, com rápida evolução. A vacinação é a forma mais recomendada e eficaz para evitar a doença 1.

Desde 2020, a vacina meningocócica ACWY foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), para adolescentes entre 11 e 12 anos 2. O objetivo do Ministério da Saúde é alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 80% do público-alvo da vacinação 3.

Prevenível por meio da vacinação, a doença meningocócica é considerada imprevisível, com sintomas iniciais inespecíficos, o que dificulta o diagnóstico precoce. Com potencial de desenvolvimento e evolução muito rápidos, a enfermidade pode levar à morte em até 24 horas após o início dos sintomas 4.

Para mais informações sobre a doença, acesse a Campanha Antes de Pegar, Melhor Vacinar, promovida pela Sanofi Pasteur, por meio do link: https://www.sanoficonecta.com.br/campanha/meningite-meningococica

Referências

1. Ministério da Saúde. Saúde de A a Z - Meningite. Disponível em: https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/meningites [acesso em junho/2021].

2. Calendário de vacinação SBP 2020 - Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22268g-DocCient-Calendario_Vacinacao_2020.pdf [acesso em junho/2021]. [acesso em junho/2021].

3. Informe Técnico - Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/marco/14/Informe-T--cnico-HPV-MENINGITE.pdf [acesso em maio/2021].

4.WORLD HEALTH ORGANIZATION. Meningococcal meningitis Factsheet: WHO; 2018. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/meningococcal-meningitis [acesso em junho/2021].

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob