farmacia-de-alto-custo.jpg?profile=RESIZE_710xPacientes a espera de medicamentos na Farmácia de Alto Custo do Distrito Federal — Foto: Michele Mendes/ TV Globo

Desde começo de outubro, retirada é presencial. Pacientes que fazem parte do grupo de risco para Covid-19 dizem ter medo de contaminação.

Por Michele Mendes, TV Globo

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal parou de entregar os medicamentos oferecidos pela Farmácia de Alto Custo no sistema de delivery, que levava os remédios até a casa dos pacientes. Segundo a pasta, o contrato assinado com Banco de Brasília (BRB) foi encerrado.

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O serviço estava em vigor desde abril, por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas deixou de ser oferecido no dia 30 de setembro.

Desde então, as pessoas voltaram a retirar os remédios presencialmente. Quem liga para agendar a entrega, escuta uma gravação eletrônica que diz: "A central de agendamento interrompeu as suas atividades de agendamento e entrega em casa temporariamente".

Os pacientes, que são considerados grupo de risco para a Covid-19 reclamam. Lívia Reis, que mora na região do Grande Colorado, recebeu a medicação em casa para o tratamento de lúpus durante três meses e ficou surpresa com a suspensão do serviço durante a pandemia.

"O sistema funcionava bem. Eu fico com medo de ir na farmácia e ter aglomeração porque eu sou de risco, mas não tem outro jeito", disse a paciente.

Moradora de Taguatinga, a professora Ana Paula Silva conta que recebeu os medicamentos para o tratamento de tireoide durante quatro meses. Para ela, a Secretaria de Saúde deveria continuar a entrega em casa enquanto durar a pandemia.

"Eu fico apreensiva de ter que ir lá pegar o remédio, nossa imunidade é baixa. Eles deveriam continuar a entregar até sair uma vacina pra Covid-19", afirmou a professora.


José Aparecido, que é vigilante, foi nesta quinta-feira (8) até a Farmácia de Alto Custo da Estação 102 Sul, no Plano Piloto. Segundo ele, o programa não entregaria o remédio na data em que precisava e, por isso, escolheu ir presencialmente.

"Se a entrega fosse na data que a gente precisa ia ser bom, mas não funciona do jeito que a gente precisa", diz o vigilante.


Em nota, a Secretaria de Saúde informou que estuda a possibilidade de continuar com o serviço de entrega. Segundo a pasta, enquanto isso, para atender a demanda, "as unidades estão com atendimento ampliado, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, de forma ininterrupta e, aos sábados, das 7h às 12h".

Como funciona a Farmácia de Alto Custo

O atendimento inicial para cadastramento de usuário na Farmácia de Alto Custo do Distrito Federal é feito, exclusivamente, por meio de agendamento pelo Disque Saúde 160, opção 3 para usuários residentes no DF.

Para retirar o medicamento nas unidades é preciso apresentar documento de identificação com foto e receita original. Para medicamentos termossensíveis, é preciso levar um recipiente térmico com gelo.

A renovação do cadastro deve ser feita a cada três meses. O paciente poderá designar representantes para realizar a renovação e retirar o medicamento. É necessário apresentar declaração autorizadora anexada às cópias dos documentos pessoais da pessoa designada.

Onde procurar os remédios?

Núcleo de Farmácia do Componente Especializado na Asa Sul

  • Endereço: Estação 102 Sul do Metrô, Subsolo
  • Telefone: (61) 4042-6774
  • WhatsApp: (61) 9935-0060
  • Email: gemex.ses@gmail.com

Núcleo de Farmácia do Componente Especializado em Ceilândia

  • Endereço: EQNM 18/20, blocos A e C – Praça do Cidadão, Ceilândia
  • Telefone: (61) 4042-6773
  • Email: ceafceilandia@gmail.com

Núcleo de Farmácia do Componente Especializado no Gama

  • Endereço: Praça 1, s/n – Setor Leste, Gama
  • Telefone e WhatsApp (61) 4042-6771
  • Email: nfcegama@gmail.com

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