agios.png?jCmeecVPsffKMm0kY3lwBuHYAhAmITtP&itok=MMUrTjyL&profile=RESIZE_710x

A Servier firmou um acordo para adquirir os negócios de oncologia da Agios Pharmaceuticals, incluindo o produto comercializado Tibsovo (ivosidenib), em um acordo com valor potencial de até US $ 2 bilhões, informaram na segunda-feira (21/12/2020) as empresas. A compra, que inclui um pagamento inicial de US $ 1,8 bilhão e possíveis marcos regulatórios de US $ 200 milhões mais royalties, deve ser concluída no segundo trimestre do ano que vem.

Olivier Laureau, presidente da Servier, observou que a transação "está alinhada com nossa ambição de nos tornarmos um competidor reconhecido em oncologia", acrescentando que "fortalecerá significativamente nossa posição nos EUA e reforçará nossas capacidades de P&D". Separadamente na segunda-feira, a Servier fechou um acordo com a Celsius Therapeutics focado em novos alvos de medicamentos contra o câncer colorretal por um pagamento inicial não divulgado, com o último elegível para receber mais de $ 700 milhões em potenciais marcos, junto com royalties escalonados.

Ativo principal da Tibsovo
Tibsovo está atualmente aprovado nos EUA como monoterapia para o tratamento de adultos com leucemia mieloide aguda (LMA) recidivante mutante IDH1 ou refratária, bem como para adultos com LMA mutante IDH1 recém-diagnosticada com pelo menos 75 anos de idade ou que tenham comorbidades que impedem o uso de quimioterapia de indução intensiva. A droga também está sendo investigada em dois ensaios de combinação de Fase III em AML recém-diagnosticada e como um tratamento potencial para colangiocarcinoma mutante IDH1 previamente tratado e síndrome mielodisplásica mutante IDH1.

A Servier observou que, por meio da compra, também ganhará as responsabilidades de co-comercialização da Agios para o Idhifa (enasidenib) da Bristol Myers Squibb, que foi aprovado pelo FDA em 2017 para adultos com LMA recidivante ou refratária portando uma mutação IDH2. No entanto, a Agios recentemente vendeu seus direitos de royalties sobre o produto para Royalty Pharma por US $ 255 milhões. Enquanto isso, o pipeline de oncologia da Agios a ser comprado pela Servier inclui vorasidenib, um inibidor duplo de mutantes IDH1 e IDH2 que está sendo estudado no estudo de Fase III INDIGO em pacientes com glioma de baixo grau mutante IDH, bem como o inibidor MAT2A AG-270 e AG-636, que bloqueia DHODH.

Metade do orçamento de pesquisa em oncologia
De acordo com a Servier, fez da oncologia uma de suas prioridades estratégicas e planeja alocar 50% de seu orçamento geral de P&D para essa área. David Lee, CEO da subsidiária da Servier nos Estados Unidos, observou que o acordo com a Agios "permite uma expansão imediata de nossos negócios nos Estados Unidos para outras neoplasias hematológicas e oferece o potencial para crescimento de longo prazo no espaço de tumor sólido."

A Servier indicou que, enquanto se aguarda a conclusão da transação, que foi aprovada pelo conselho de diretores de ambas as empresas, os funcionários da Agios nos Estados Unidos que apoiam principalmente o negócio de oncologia receberão uma oferta comparável da Servier. As farmacêuticas acrescentaram que, segundo o acordo, a Servier pagará à Agios 5% de royalties sobre as vendas de Tibsovo nos EUA e 15% de royalties sobre as vendas de vorasidenib nos EUA.

Agios se concentra em doenças geneticamente definidas

Enquanto isso, Agios sugeriu que a venda permitirá que concentre todos os seus recursos na aceleração e expansão de seu portfólio de doenças geneticamente definidas, incluindo os programas clínicos mitapivat. "O resultado de uma revisão estratégica deliberativa, esta decisão reflete o progresso que fizemos no entendimento e aproveitamento da ciência e promessa da ativação de PK [ piruvato quinase ] e captura o valor total de nossos ativos de oncologia", observou Jackie Fouse, executivo-chefe da Agios .

No início deste mês, a Agios relatou que o mitapivat atingiu o objetivo primário do estudo ACTIVATE de Fase III, levando a aumentos "significativos e sustentados" na concentração de hemoglobina em comparação com o placebo em adultos com deficiência de PK que não recebem transfusões regulares. Na época, a empresa indicou que espera apresentar mitapivat para aprovação dos EUA e da UE em adultos com deficiência de PK no próximo ano, com um potencial lançamento comercial em 2022 em ambas as geografias. Para análises relacionadas, consulte Resultados das visualizações do médico: o mitapivat da Agios bem posicionado para remodelar o nicho de mercado da anemia .

A Agios, cujas ações subiram até 33% com a notícia, disse que após o fechamento da transação com a Servier, planeja devolver pelo menos US $ 1,2 bilhão aos acionistas.

Ref: GlobeNewswire, This is Money, PR Newswire, TheStreet

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob