9849594873?profile=original

por Labnetwork

Um químico, um laboratório, milhares de reagentes à disposição e uma grande dúvida: por qual caminho seguir? Essa é a realidade de muitos pesquisadores da área de síntese orgânica, sejam eles na indústria farmacêutica, na indústria química ou mesmo na academia.

Horas, dias, meses e até anos são dedicados ao estudo, a desenvolver a melhor estratégia, a melhor escolha de reagentes a serem utilizados e tipos de reações a serem feitas… tudo para o grande dia, o dia de ir para a bancada e transformar em realidade os planos desenhados. Imagina ainda se, o seu produto passa por uma etapa de scale up e chega a produção? Que sonho ver meu trabalho fazer parte da sociedade, ajudando pessoas, diminuindo sofrimentos, curando doenças e salvando vidas.

Esse pode ser o grande desejo de químicos e farmacêuticos que trabalham com síntese. Porém, esse sonho pode virar frustração ou, pior, nunca se tornar realidade. Isso porque, por mais que planejemos e estudemos, nunca saberemos ao certo se o caminho escolhido é o correto ou quanto tempo poderá levar para se alcançar o resultado desejado: a molécula tão almejada.

Mas, e se houvesse um jeito de consultar e receber indicações? Se houvesse um jeito de saber se o experimento escolhido realmente é promissor? Isso sem falar naquela reação que um prêmio Nobel desenvolveu e sempre teve vontade de colocá-la em prática, porém, nunca enxergou a possibilidade ou simplesmente, não acreditou que poderia dar certo. E se te falasse que tudo isso existe e pode ser seu?

Estamos falando da Synthia. O software que veio para ajudar os pesquisadores na área da química orgânica a ganharem agilidade e alcançarem seus objetivos mais rápidos.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/dikajob

Desenvolvido ao longo de 15 anos por químicos orgânicos em conjunto cientistas da computação, com regras de reações avançadas e algoritmos alimentados por mais de 60.000 códigos, Synthia permite ao pesquisador desenhar seu alvo, navegar por um mar de opções e escolher a rota que mais lhe agrada. Não importa se é uma molécula já existente ou inédita, se possui centros quirais ou não, reações regiosseletivas, entre outros desafios enfrentados cotidianamente pelos cientistas, toda molécula imaginada pode apresentar uma rota sugerida por Synthia.

Desafiada a inovar e propor novos caminhos para a preparação de fármacos, sejam eles de alto valor agregado, protegidos por patentes ou então moléculas com grande potencial, porém nunca sintetizadas, Synthia foi levada ao limite, onde químicos tiveram a grande responsabilidade de por em prática as sugestões do software. Com a liberdade de escolher a rota que mais se encaixava ao seu estilo, limitados a materiais de partida disponíveis em estoque e com a meta de finalizar seus experimentos em até oito semanas, todos cientistas obtiveram êxito e com surpresas. Houve casos, quando comparados a rotas tradicionais já conhecidas na literatura, que apresentaram surpreendentes ganhos, como aumento de 500% em seu rendimento, 50% de redução de custo no processo e até o desenvolvimento de uma rota inédita e a criação de uma propriedade intelectual.

Com Synthia ao nosso lado, frustrações são eliminadas, conhecimento é difundido, sonhos são realizados, pensamentos voam e mentes são abertas a novas ideias. Como dizia Albert Einstein ‘A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original’ e com Synthia, agora isso possível.

Encontre maiores informações aqui.

Por Fernando Alves Gomes Luengo, M.Sc – Especialista de Marketing em campo / divisão Life Science Merck – América Latina

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob