STJ elimina Cofins na importação de medicamentos

O STJ atendeu a um pedido da indústria farmacêutica e determinou o fim da cobrança da Cofins sobre a importação de medicamentos. A decisão foi unânime e ocorre pouco depois de o STF considerar constitucional o adicional de 1% do tributo sobre essas transações. As informações são do Valor Econômico.

Siga o DikaJob

YouTube - Instagram - LinkedIn - Telegram - Facebook

Os ministros entenderam que o percentual não se aplica a uma lista de medicamentos, por falta de determinação legal específica.

Em recurso, a Abbott, a Abbvie e suas filiais pediram que fosse reconhecida a inexistência de relação jurídico-tributária que as obriga a recolher Cofins-Importação de 1% sobre remédios que tratam doenças como HIV, cardiopatias e síndromes respiratórias (Synagis, Survanta, Lupron, Calcijex, Simdax, Zemplar, Kaletra e Sevorane).
O pedido referia-se ao período entre 2013, quando foi instituído o adicional, e 2018. Há dois anos, esses medicamentos não sofrem mais a incidência de Cofins-Importação, devido a alteração feita pela Lei nº 13.670. A norma lista expressamente todos os produtos que estariam sujeitos ao acréscimo, excluindo os itens da ação.

Posteriormente, em 2008, o Decreto nº 6.426 reduziu a zero a alíquota da Cofins-Importação para alguns produtos farmacêuticos. Porém, em 2013, a Lei nº 12.844 instituiu o adicional de um ponto percentual, o que levou os laboratórios a questionar a cobrança.

Na 1ª Turma do STJ, o relator da ação, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, deu razão às indústrias. Observou que a Lei nº 12.844, de 2013, não abrange todos os produtos farmacêuticos, por causa do Decreto nº 6.426, de 2008.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob