Suplementos probióticos contribuem para o desempenho dos atletas

 

  • As bactérias do bem modulam a flora intestinal, devolvendo o equilíbrio temporariamente quebrado pelo exercício intenso e prolongado.

 

São Paulo – O principal objetivo dos atletas é ter uma boa performance nas atividades físicas e, para tanto, não poupam esforços nos treinos. Porém, quando as pessoas se submetem a jornadas de exercícios intensos e prolongados, principalmente envolvendo competição, sofrem destruição de alguns sistemas e tecidos do organismo, além do natural consumo energético. Entre as funções fisiológicas comprometidas está a transmissão neuromuscular, podendo levar à imprecisão na execução dos complexos movimentos do esporte¹. 

Durante o treino o organismo passa a exigir muito em termos de nutrientes e, por isso, caso sua ingestão e absorção não sejam adequadas, é esperada uma redução evidente do desempenho. Buscando suprir essa demanda, existem no mercado os mais diversos complementos e suplementos alimentares, incluindo os que levam vitaminas e sais minerais.

Para manter um bom equilíbrio entre a ingestão adequada de nutrientes e seu uso na produção muscular, a primeira barreira que o atleta encontra está na absorção. Nesse processo, o intestino tem um papel fundamental, pois é nele onde ocorre parte importante da digestão, a absorção de nutrientes, vitaminas, minerais e água a partir dos alimentos. Não adianta ter uma oferta alimentar rica em qualidade e quantidade se o intestino não for capaz de absorver os nutrientes para uma boa reposição.

Se o esportista tiver uma alteração na flora intestinal, o resultado poderá ser o aumento das bactérias patogênicas, levando a uma menor síntese e absorção de nutrientes – e, portanto, ao comprometimento do desempenho.

Para manutenção de uma microbiota saudável, recomenda-se o uso diário de probióticos, como o lactobacillus acidophillus La-14, presente em Bion®3. Os probióticos são bactérias na forma de suplementos alimentares que modulam a flora microbiana intestinal, devolvendo o equilíbrio temporariamente quebrado pelo exercício intenso e prolongado ² ³. Eles aparecem como a resposta para uma melhor performance atlética e para a promoção de uma boa saúde, por facilitarem a homeostase e a absorção de nutrientes. 

No entanto, para que as concentrações de todos os nutrientes se mantenham satisfatórias às necessidades do maior consumo exigido pelo treinamento e competição, a reposição deve ser diária e constante4. Bion®3 oferece as quantidades necessárias de probiótico, vitaminas e minerais em um tablete único de consumo diário.

“A modulação da absorção intestinal obtida pelos probióticos proporciona, em tese, melhor reposição de nutrientes utilizados na produção de energia para treinos e competições esportivas, necessária para o combate da fadiga. Esse processo facilita a recuperação do atleta e auxilia na preservação e promoção da imunidade contra doenças, principalmente infectocontagiosas”, afirma Patrícia Savoi, nutróloga.

 

Sobre Bion®3

 

Bion®3 é a primeira associação de probiótico, 12 vitaminas e 8 minerais do país. Na apresentação prática de um tablete de uso diário, Bion®3 traz mais energia e imunidade que os multivitamínicos comuns por preparar a microbiota com o probiótico LA-14 para digerir e aproveitar ao máximo suas vitaminas e minerais.

 

Bion®3 é líder de vendas na França e Chile, e agora vem inovar também o mercado brasileiro, melhorando a qualidade de vida dos consumidores e permitindo um estilo de vida mais ativo a todos.

 

MS 4.1077.0305.001-5

Registro: M.S 4.1077.0305.001-5 Bion3 – Lactobacillus acidophilus com vitaminas e minerais em tabletes coloridos artificialmente. 1 tablete contém 108 UFC de Lactobacillus acidophilus. SAMM 4321/2014

 

Referências

 

  1. Gleeson M, Siegler JC, Burke LM, Stears SJ, Castell LM. A to Z of nutritional supplements: dietary supplements, sports nutricion foods and ergogenic aids for health and performance-Part 31.BR J Sports Med. 2012;46(5):377-8.
  2. Walshf NP, Gleeson M, Pyne DB, Nieman DC, Dhabhar FS, Shephard RJ et al. Position Statement part 2: Maintaining immune health. Exerc Immunol Rev. 2011;17:64-103.
  3. Zaploska J, Witczak K, Manczuk A,Ostrowska L. Assesment of nutrition, supplementation and body composition parameters on the example of professional volleyball players. Rocz Panstw Zakl Hig. 2014;65(3):235-42.
  4. Lieberman HR, Marriott BP, Williams C, Judelson DA, Glickman EL, Geiselman PJ et al. Patterns of dietary supplement use among college students. Clinical Nutrition. 2014. pii:S0261-5614(14)00262-3. doi: 10.1016/j.clnu.2014.10.010. 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob