Trainee para negros da Bayer tem 19 vagas e 10.000 inscritos

9849680292?profile=original

O programa de trainee para negros da multinacional química e farmacêutica alemã Bayer já atingiu 10.000 candidatos. Há 19 vagas. As inscrições foram abertas em 18 de setembro e vão até 21 de outubro. Ou seja, o número de concorrentes deve aumentar. A informação é do vice-presidente de Finanças da Bayer Crop Science para a América Latina, Maurício Rodrigues, 45 anos.

“É uma procura bastante alta. Se olhar todos os programas de trainee, de uma certa forma, eles sempre ocorrem da mesma maneira, existe uma procura muito grande. Mas acho que nesse caso específico veio reforçar uma espécie de demanda reprimida”, afirma o executivo, que participou da elaboração do processo seletivo.

Maurício tem mais de 20 anos de experiência no setor químico. Atualmente, trabalha na Bayer. A empresa conta com aproximadamente 100 mil funcionários em todo o mundo, sendo 7.000 no Brasil. Ele concedeu entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, apresentador do Poder em Foco, uma parceria editorial do SBT com o jornal digital Poder360.

Além da transmissão nacional em TV aberta, a atração também pode ser vista simultaneamente, ao vivo e “on demand”, nas plataformas digitais do SBT Online e no canal do YouTube do Poder360. A edição deste domingo foi gravada em 16 de outubro de 2020, por videoconferência. 

Maurício relata que a Bayer verificou 1 desequilíbrio entre os funcionários negros de baixo escalão e os que exercem liderança dentro da companhia. O objetivo do programa de trainee é enfrentar essa assimetria.

Para atrair mais candidatos, o processo eliminou algumas barreiras que impedem as minorias de ascender na companhia, como a exigência de proficiência em inglês. A meta do projeto é auxiliar os selecionados a desenvolver as próprias carreiras para posições de liderança. “Uma vez identificadas essas pessoas com potencial altíssimo, elas entram na companhia. O inglês a gente treina. Não significa que o inglês não vá ser necessário. Eu, no meu dia a dia hoje, utilizo quase que 70% do tempo falando inglês ou espanhol. Mas acreditamos que isso é algo possível de treinar”, afirma Maurício.

A gigante química oferece salário de R$ 6.900 aos trainees mais benefícios, como assistência médica e odontológica, vale transporte, restaurante, previdência privada e seguro de vida. As 19 vagas são para 5 cidades: São Paulo (SP), Belford Roxo (RJ), Camaçari (BA), Petrolina (PE) e Uberlândia (MG).

“Espero genuinamente que a gente tenha mais e mais empresas que consigam dar esse espaço para que a gente consiga dar mais vazão para todas essas pessoas que têm o interesse de entrar nessas empresas”.

BLACK LIVES MATTER

Mauricio, que é negro, avalia que debate racial impulsionado pelo movimento Black Lives Matter é 1 “processo transformacional” que veio para ficar. Os protestos antirracistas ganharam tração nos Estados Unidos em maio de 2020. O estopim foi a morte de uma homem negro, George Floyd, asfixiado por 1 policial branco na cidade norte-americana de Minneapolis. O movimento se espalhou por diversos países, inclusive no Brasil.

“Estou seguro de que não é uma onda. É parte de 1 processo transformacional. Evidentemente, quando as primeiras notícias ocorrem, [o debate] fica mais efervescente. É natural que tenha muito mais discussão nos primeiros momentos. Mas eu não diria que ele diminuiu. Tanto não diminuiu que essas primeiras iniciativas [de trainee] geram o mesmo tipo de discussão e o mesmo tipo de debate na sociedade”, afirma.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob