gelo-seco-conteiner-868x644.jpg?profile=RESIZE_710xContêiner de gelo seco. Procura pelo produto deve aumentar com novas vacinas

by PODER360

A exportação de gelo seco e equipamentos correlatos para os Estados Unidos aumentou de 10 a 20 vezes em algumas fábricas chinesas, na comparação com 2019. Foi o que apurou reportagem do Global Times publicada neste domingo (13.dez.2020).

A alta na demanda está relacionada à aprovação do uso emergencial da vacina da Pfizer em solo norte-americano. O imunizante tem eficácia de 95% contra o novo coronavírus, que matou mais de 305 mil pessoas nos EUA. Mas há um desafio de logística: a vacina precisa permanecer a uma temperatura de -70ºC.

O aumento da procura por gelo seco já levou à escassez de contêineres e ao aumento de preço da carga aérea. Há expectativa de que a demanda cresça ainda mais com o lançamento de outras vacinas, e que não se atenue nos próximos 6 meses.

Apesar disso, a escassez de gelo seco na China diminuiu. Há dezenas de milhares de fabricantes no país e a capacidade de produção permite um fornecimento adequado. Empresários do ramo afirmaram que os produtores serão capazes de atender a pedidos futuros.

Uma preocupação do setor é a escassez de matérias-primas. A capacidade de produção de produtos químicos foi reduzida, resultando na redução do dióxido de carbono –componente necessário para produção do gelo seco.

A Pfizer planeja expandir sua própria linha de produção de gelo seco para 100 toneladas por dia. A capacidade atual é de 12 toneladas diárias. A farmacêutica também espera oferecer 1,3 bilhão de doses da vacina em 2021.

Eis a situação de algumas das empresas consultadas pela reportagem:

  • Fengyun Industry: empresa com sede em Xangai que fornece equipamentos para produção de gelo seco. Exporta cerca de 10 equipamentos para os EUA diariamente –a maior parte para fabricantes de gelo seco nos Estados Unidos, que usam os produtos para transporte de vacinas contra a covid-19. Um gerente da companhia relatou que os preços já dobraram em 2020 por causa do novo coronavírus.
  • Suzhou Kaishun Dry Ice: demanda por gelo seco aumentou de 30% a 50% desde o início da pandemia.
  • Cold Jet: empresa norte-americana, com unidades de produção na China. O gerente do escritório em Xangai, explicou os esforços adotados para atender à demanda: “o ciclo de produção de um equipamento é de 3 ou 4 meses, mas agora foi reduzido para 2 meses, e ainda não podemos fornecer o suficiente”. A empresa recebeu um grande pedido da Pfizer, que só será concluído em março de 2021.
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob