ultrafarma-2.jpeg?quality=70&strip=info&resize=680,453

Sidney Oliveira: nas lojas físicas, as mudanças devem acontecer de forma gradual, mas o e-commerce da marca já foi reposicionado (Ultrafarma/Divulgação)

Marca passa por reposicionamento para se comunicar com público mais jovem, mas imagem de fundador continua em outros espaços


Por Victor Sena | Exame

Entre as redes de farmácia do Brasil, a Ultrafarma apostou nos últimos 21 anos em associar a imagem de seu fundador, Sidney Oliveira, com a marca.

A ideia no início era dar credibilidade à rede que apostava nos medicamentos genéricos, que no início da sua popularização passavam por preconceitos. Na época, a marca precisava passar confiabilidade.

"O senhor Sidney, com uma postura de inovação, fez uma aposta de comprar essa briga, de se colocar a favor desses medicamentos. Ele dizia por exemplo, que você não sabia quem era o dono da marca X ou Y, mas dizia que você sabia quem era o dono da Ultrafarma: 'Olha, eu estou aqui e estou dando a minha cara a tapa'", explica Glaucia Saffa, diretora de marketing da empresa.

Quer aprender a investir melhor? Inscreva-se no curso Manual do Investidor da EXAME Academy.
Duas décadas depois, o momento agora é outro: a empresa percebeu que seu público é composto por pessoas jovens, principalmente no mercado digital, e decidiu apostar em uma modernização da marca. Para isso, retirou a imagem de Sidney Oliveira e mudou a tipografia.

A diretora de Marketing, porém, destaca que Sidney Oliveira será reposicionado. Ele sai da marca, mas não das estratégias de marketing das empresas.

"Nós percebemos que tínhamos um branding tão valioso, e por ser tão valioso, ele vive sozinho, independentemente de qualquer coisa. A gente entende que a marca já tem um peso que consegue ficar sozinho. A gente percebe isso pela assinatura, que é 'Tá no coração da gent', que as pessoas percebem'. O objetivo não é tirar a imagem dele. Nos ja tivemos discussões de como tirar e onde ela deve estar. O que nós estamos fazendo é ampliando. A imagem dele não some, não, apenas sai da marca."

Nas lojas físicas, as mudanças devem acontecer de forma gradual, mas o e-commerce da marca já foi reposicionado.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob