hakan-nural-jNs8ZNLbdaU-unsplash-868x644.jpg?profile=RESIZE_710xImunizante da Moderna é o 2º aprovado para uso emergencial na UE

2º imunizante aprovado na UE

Testes apontam eficácia de 94,1%

By AGUIDA LEAL - Poder360

A EMA (Agência Europeia de Medicamentos) anunciou nesta 4ª feira (6.jan.2021) que autorizou o uso da vacina da Moderna contra o coronavírus. Eis a íntegra do comunicado (em inglês). Esta será a 2ª vacina recomendada pela agência, que já autorizou a aplicação do imunizante da Pfizer/BionTech.

O CHMP (Comitê de Medicamentos Humanos) reconheceu a qualidade e segurança do medicamento. A decisão foi recomendada após consenso dos integrantes do colegiado.

Em nota, o diretor-executivo da EMA, Emer Cooke, afirmou que, com a aprovação, será possível ter mais opções para “superar a emergência atual”.

“Como acontece com todos os medicamentos, monitoraremos de perto os dados sobre a segurança e eficácia da vacina para garantir a proteção contínua. Nosso trabalho será sempre orientado por evidências científicas e nosso compromisso de proteger a saúde dos cidadãos da UE”, afirmou Cooke.

A vacina será oferecida somente a maiores de 18 anos.

VACINA DA MODERNA

O imunizante foi testado em estudo com 30.000 pessoas, de 18 a 94 anos. Metade desses receberam a vacina e a outra metade, placebo. A vacina teve eficácia de 94,1%, segundo os desenvolvedores.

Na fase de testes, apenas 11 pessoas apresentaram sintomas após receberem as doses. No caso das pessoas que receberam o placebo, 185 tiveram sintomas da covid-19.

A pesquisa também identificou eficácia de 90,9% em voluntários do grupo de maior risco para a doença. A vacina da Moderna será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias.

A agência reguladora da União Europeia irá disponibilizar os resultados dos testes detalhados em alguns dias, assim como a descrição dos benefícios e riscos que a vacina apresenta.

Esta reportagem foi produzida pela estagiária em jornalismo Águida Leal sob supervisão do editor Nicolas Iory

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob