União Europeia aprova uso de nova vacina contra meningite tipo B

9849597700?profile=original

by Duilo Victor | OGlobo

A autoridade sanitária da União Europeia aprovou nesta semana uma nova vacina contra a meningite meningocócica do tipo B, doença até então sem cobertura imunológica no continente, assim como no Brasil. Cientistas que desenvolveram o produto afirmam que a nova vacina, a 4CMenB, foi eficaz em 73% das variações do tipo B.

A meningite é uma das doenças mais temidas na infância porque pode matar em questão de horas, e as complicações podem deixar sequelas permanentes, como a amputação de membros, surdez, cegueira e danos cerebrais. Trata-se de um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Há vacinas contra algumas formas de meningite, incluindo a Hib, meningite C e meningite pneumocócica. Crianças com menos de cinco anos e adolescentes são o grupo de maior risco.

Após a implementação bem sucedida da rotina de vacinação infantil contra meningite meningocócica C, o sorogrupo B é agora a causa mais grave da doença meningocócica na Europa.

O chefe do Serviço de Infectologia Pediátrica da UFRJ, Edimilson Migowski, explica que, no Brasil, o tipo C é o mais comum no país, com 70% das ocorrências da doença. A do tipo B representa outros 20% dos casos de meningite meningocócica:

  • Entre os anos 70 e 80, cientistas cubanos já haviam desenvolvido uma vacina contra a bactéria causadora da meningite tipo B, mas teve pouca eficácia e nem chegou a ser usada no Brasil. Se caso a nova vacina entrar no mercado, será necessário, porém, fazer um estudo para ver se o produto é compatível com as variações de meningite tipo B presentes no Brasil. De todo modo, a criação da nova vacina é uma boa notícia.

A vacina 4CMenB, desenvolvida com financiamento da Novartis, precisa passar por outras chancelas de autoridades sanitárias para ser usada em larga escala. O produto ainda precisa, por exemplo, ser aprovado pelo Comitê conjunto de Vacinação e Imunização do Reino Unido, onde 25% dos casos de meningite deixam sequelas permanentes.

No Brasil, o calendário de vacinação prevê imunização contra a meningite tipo C, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, em três doses administradas entre os 3 e 15 meses de idade. A vacina tetravalente e a pneumocócica 10, todas dadas a criança até o primeiro ano de vida, também protegem contra outras formas da doença.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é autarquia federal responsável pela autorização de medicamentos e vacinas comercializadas e distribuídas pela rede pública. De acordo com a Anvisa, a Novartis ainda não submeteu à agência qualquer pedido de autorização para distribuir a vacina da meningite meningocócica do tipo B no Brasil.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob