aviao-brasilia-15-mai-2017-868x644.jpg

Sérgio Lima/Poder360 - 12.mai.2017 -  Vacinas da AstraZeneca são as mais utilizadas no Brasil, mas Ministério da Saúde não informa quantas aplicações correspondem à versão indiana do imunizante

by LUCAS MENDES e SOPHIA LOPES | PODER 360

Pelo menos 4 países da Europa que aceitam brasileiros vacinados contra a covid-19 não autorizam a entrada de pessoas que receberam a Covishield, versão do imunizante da AstraZeneca fabricado pelo Instituto Serum da Índia. São eles: Armênia, Bósnia, Lituânia e Romênia.

A Covishield recebeu autorização de uso emergencial pela OMS (Organização Mundial de Saúde), mas não é aprovada pela EMA (Agência Europeia de Medicamentos). O órgão só aprova 4 imunizantes: Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca (Vaxzevria) e Janssen.

Segundo a agência, a Covishield não chegou a ser avaliada para uso na União Europeia. “Para que a vacina contra a covid-19 Covishield seja avaliada para uso na União Europeia, o fabricante teria que submeter um pedido de autorização de comercialização à EMA, que até o momento não foi recebido”, afirma, em nota enviada ao Poder360.

Dos países da União Europeia que ainda não autorizam a entrada de brasileiros, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Itália, Luxemburgo, Malta, Polônia e Portugal só aceitam as vacinas aprovadas pela EMA.

A Vaxzevria, vacina da AstraZeneca aceita na Europa, foi desenvolvida a partir de pesquisas da Universidade de Oxford. Trata-se do imunizante mais adotado no mundo para viagens internacionais, usado em pelo menos 136 países.

No Brasil, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) tem autorização para produzir a Vaxzevria, aceita pela EMA. No Brasil, ela é comercializada com o nome Covid-19 (recombinante). A versão indiana Covishield também é usada no país.

Segundo a Fiocruz, “não há diferença entre as formulações” das vacinas da AstraZeneca. “Todas as vacinas AZ para COVID-19 no mercado atualmente utilizam o mesmo processo produtivo e a mesma plataforma tecnológica para sua produção”, afirma. De acordo com a Fundação, a diferença dos nomes está relacionada aos registros de cada empresa junto aos órgãos regulatórios dos países. No caso do Brasil, é a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A fundação afirma que Bio-Manguinhos importou, até o momento, 4 milhões de doses prontas da Covishield. Foram duas entregas com 2 milhões de doses cada, sendo a 1ª em janeiro e a 2ª em fevereiro.

No Localiza SUS, painel do órgão que reúne informações sobre a vacinação contra a covid-19, não há registros de quantas doses aplicadas referem-se à Covishield e quantas são da Covid-19 (recombinante). A plataforma apenas diz que vacinas da AstraZeneca, as mais utilizadas no país, correspondem a 48% de todos os imunizantes administrados, com 68,7 milhões de doses. Os dados são de 6ª feira (6.ago.2021).

Algumas nações da União Europeia ignoram a restrição da EMA e aceitam também algumas vacinas aprovadas pela OMS. É o caso da França, que além das vacinas aceitas pelo regulador europeu, autoriza também a entrada de brasileiros imunizados com a Covishield.

O país, no entanto, veta pessoas que tomaram doses da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. É a 2ª vacina mais usada no Brasil, com aplicação em 36,9%, segundo dados de 6ª feira (6.ago).

Em comunicado no dia 15 de julho, a agência europeia declarou o mesmo que disse em nota ao Poder360: a Covishield só poderia ser avaliada para uso se o desenvolvedor enviasse um pedido formal de autorização. No momento, a EMA avalia 5 vacinas:

  • NVX-CoV2373 (Novavax);
  • CVnCoV (CureVac);
  • Sputnik V (Gam-COVID-Vac);
  • Vero Cell Inactivated (SinoVac);
  • Vidprevtyn (Sanofi Pasteur).

Na Europa, os brasileiros podem entrar em 24 países, de acordo com levantamento do Poder360. Destes, em 13 é possível desembarcar sem nenhuma restrição, como teste e quarentena, desde que a pessoa esteja completamente imunizada contra a covid.

Leia quais vacinas são aceitas para viajar aos países europeus que autorizam entrada de pessoas vindas do Brasil:

vacinas aceitas para entrar em países da Europa

locais para onde brasileiros imunizados podem viajar

país vacinas
Andorra Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca (Vaxzevria e Covishield), Janssen
Armênia AstraZeneca, CoronaVac, Sputnik V
Belarus não especifica
Bósnia e Herzegovina Pfizer, AstraZeneca, Sputnik V, Sinopharm
Eslovênia* Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca (Vaxzevria e Covishield), Janssen, Sputnik V, CoronaVac, Sinopharm
Espanha** Pfizer, AstraZeneca (Vaxzevria e Covishield), CoronaVac, Janssen
Finlândia Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca (Vaxzevria e Covishield), Janssen, Sinopharm, CoronaVac
França Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca (Vaxzevria e Covishield), Janssen
Geórgia todas
Irlanda Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca (Vaxzevria e Covishield), Janssen
Islândia Pfizer/BioNTech, AstraZeneca (Vaxzevria, Covishield, SK Bio), Janssen, Moderna, Sinopharm, CoronaVac
Liechtenstein Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca (Vaxzevria e Covishield), Janssen, Sinopharm, CoronaVac
Lituânia Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca, Janssen
Romênia Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca, Janssen
Suíça Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca (Vaxzevria e Covishield), Janssen, Sinopharm, CoronaVac
Ucrânia Pfizer/BioNTech, Moderna, AstraZeneca, Covishield, SK Bio, Janssen, CoronaVac, Sinopharm

* não exige vacinação completa
** só com visto de longa duração, como estudantes

fonte: Re-open EU, IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos), portais de governos

O Poder360 também questionou o Ministério da Saúde sobre a diferença entre a Vaxzevria e a Covishield, quantas doses do imunizante indiano foram recebidas pelo Brasil e quantas foram aplicadas.

Até a publicação desta reportagem, não houve resposta. A pasta se limitou a informar que recomenda a aplicação de doses do mesmo fabricante. Se enviadas, as informações serão incluídas nesta reportagem.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob