Venezuela receberá 3,2 milhões de doses de Sinopharm e Sinovac pelo Covax

Professora recebe dose da vacina do laboratório chinês Sinopharm em 8 de março - AFP/Arquivos

AFP

A Venezuela receberá cerca de 3,2 milhões de doses das vacinas chinesas anticovid Sinopharm e Sinovac em uma primeira de duas parcelas previstas para serem entregues pelo mecanismo Covax, anunciou nesta quarta-feira (4) um funcionário da Opas, escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ciro Ugarte, diretor de Emergências Sanitárias da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), revelou que “entre hoje (4 de agosto) e setembro” cerca de 2,6 milhões de doses da vacina Sinopharm e cerca de 600 mil doses da Sinovac serão enviadas à Venezuela.

As chinesas Sinopharm e Sinovac, ambas de duas doses, receberam luz verde da OMS em maio e junho, respectivamente, para uso emergencial.

“Essas vacinas foram autorizadas pela Venezuela (…) de forma que o Fundo Rotativo da Opas possa fazer esses envios de acordo com a disponibilidade de vacinas do mecanismo Covax”, explicou Ugarte em entrevista coletiva.

“Posteriormente, a Venezuela receberá vacinas adicionais da Sinopharm para completar até 5 milhões de doses dessa vacina”, acrescentou.

Espera-se que essas 2,4 milhões de doses da vacina Sinopharm cheguem à Venezuela no quarto trimestre do ano.

A Opas facilita as aquisições e entregas do mecanismo Covax nas Américas, uma iniciativa da OMS, da Aliança GAVI e da Coalizão para Preparação contra Epidemias (CEPI) criada para fornecer um acesso global equitativo às vacinas anticovid.

Ugarte disse que a Opas também está atenta à evolução na Venezuela da variante Delta do vírus, cuja presença no país foi informada pela primeira vez em 25 de julho pelo presidente Nicolás Maduro.

“A detecção da variante Delta na Venezuela é de fato um motivo de preocupação para o país”, afirmou.

“Estamos vendo uma presença em vários Estados”, acrescentou, afirmando estarem trabalhando com as autoridades “para poder acompanhar os casos e implementar as ações necessárias”.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob