9849589455?profile=original

Com mais de 25 anos de experiência na indústria farmacêutica, profissional é o novo contratado da companhia no Brasil

9849589863?profile=originalAndré Bortoluci Vicente é o novo Diretor de Relações Governamentais e Comunicação da Vertex Farmacêutica do Brasil Ltda. Com mais de 25 anos de carreira e passagem anterior por empresas do setor como Sanofi, Takeda, Teva e Boehringer Ingelheim, André assume a posição para atuar no desenvolvimento de políticas de saúde e elaborar as estratégias para incorporação de novos produtos ao portfólio local da companhia, que conta com o pipeline mais abrangente da indústria para o tratamento de fibrose cística.

No Brasil, a Vertex Farmacêutica já possui registro e precificação dos medicamentos KALYDEKO® (ivacaftor) e ORKAMBI® (lumacaftor/ivacaftor) e encontra-se em fase de registro do SYMDEKO® (tezacaftor/ivacaftor e ivacaftor) – todos voltados para o tratamento e sobrevida de pacientes com fibrose cística, doença rara que afeta quase 5.000 pessoas no país. De origem americana, a empresa global de biotecnologia investe desde 1989 em inovação científica para criar medicamentos para pessoas com doenças raras, além de programas de pesquisa e desenvolvimento. Nos últimos cinco anos, a Vertex reinvestiu mais de 70% de sua receita de volta em P&D.

Em 2017, a Vertex investiu R$ 3 milhões no “Projeto de Genotipagem”, do Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística (GBEFC), que consiste em oportunizar gratuitamente o sequenciamento genético aos pacientes com fibrose cística no Brasil, através da coleta do exame via método Swab (coleta de saliva), indolor e não invasivo. No mundo, estima-se que 6% a 8% da população viva com algum dos oito mil tipos de doenças raras.

Sobre a fibrose cística

A fibrose cística é uma doença genética rara, com risco de morte, que afeta aproximadamente 4.600 pessoas no Brasil.

A FC é causada por uma proteína reguladora da condutância transmembrana da fibrose cística defeituosa ou ausente (CFTR) resultante de mutações no gene CFTR. Os pacientes herdam dois genes CFTR defeituosos - um de cada pai - para ter FC. Existem aproximadamente 2.000 mutações conhecidas no gene CFTR. Algumas dessas mutações, que podem ser determinadas por um teste de genotipagem, levam à FC, criando proteínas CFTR não funcionais ou muito poucas na superfície celular. A função defeituosa ou a ausência da proteína CFTR resulta em baixo fluxo de sal e água para dentro e para fora da célula em vários órgãos. Nos pulmões, isso leva ao acúmulo de muco anormalmente espesso e pegajoso que pode causar infecções pulmonares crônicas e danos pulmonares progressivos em muitos pacientes que, eventualmente, levam à morte. A idade mediana de sobrevida no Brasil é estimada em 43,8 anos de idade.

Sobre a Vertex

A Vertex é uma empresa global de biotecnologia que investe em inovação científica para criar medicamentos transformadores para pessoas com doenças graves e potencialmente fatais. Além dos programas de desenvolvimento clínico em CF, a Vertex tem mais de uma dúzia de programas de pesquisa em andamento focados nos mecanismos subjacentes de outras doenças graves.

Fundada em 1989 em Cambridge, Massachusetts, EUA, a sede da Vertex agora está localizada no Innovation District de Boston. Hoje, a empresa possui sites de pesquisa e desenvolvimento e escritórios comerciais nos Estados Unidos, Europa, Canadá, Austrália e Brasil. A Vertex é consistentemente reconhecida como uma das melhores empresas do setor para trabalhar, sendo nomeada para os Top Employers [Melhores Empregadores] da revista Science no ranking de ciências da vida por oito anos consecutivos.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob