Wall Street volta ao patamar de março com teste de vacinas

9849649658?profile=original

Valor Econômico
Jornalistas: Gabriel Roca e Victor Rezende


27/05/20 - Os investidores receberam positivamente as notícias sobre o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19 e de retomada gradual da economia em diversas partes do mundo e ampliaram de maneira generalizada a demanda por ativos de risco ontem. A alta só não foi mais acentuada porque, nos minutos finais de sessão, novos sinais de tensão entre EUA e China esfriaram parcialmente os ânimos dos agentes financeiros.

O cenário positivo recolocou as ações em Wall Street em seu maior nível desde o início do mês de março. Na bolsa de valores de Nova York, o Dow Jones avançou 2,17%, aos 24.995,11 pontos, enquanto o S&P 500 subiu 1,23%, para 2.991,77 pontos. O índice eletrônico Nasdaq registrou ganhos de 0,17%, a 9.340,22 pontos. Do outro lado do Atlântico, o índice Stoxx 600 Europe fechou em alta de 1,08%, aos 348,92 pontos.

Desde o início da sessão, o otimismo deu o tom nos mercados, com notícias positivas sobre o desenvolvimento de vacinas contra a covid-19. A companhia americana de biotecnologia Novavax iniciou testes em humanos na Austrália, o que levou as ações da empresa a saltarem 17,89% nas máximas do dia.

A gigante farmacêutica Merck & Co., também anunciou que em breve terá duas vacinas em potencial, além de uma droga experimental contra o coronavírus, juntando-se a concorrentes na frenética busca pela elaboração de medicamentos.

De acordo com uma contagem da Fundstrat, empresa de análise de mercados, existem dez vacinas em avaliação clínica e 114 em avaliação pré-clínica.

Além dos desdobramentos na corrida pela elaboração de medicamentos, os investidores também receberam positivamente os sinais de retomada gradual da economia em diversas partes do mundo, após meses de restrição das atividades devido à pandemia.

Dados da plataforma de reservas OpenTable mostram que os americanos estão retornando lentamente a restaurantes em algumas partes do país, informou o “The Wall Street Journal”, ao mesmo tempo em que números apontam que a atividade de caminhões de carga vem crescendo nas últimas semanas.

“Trata-se de otimismo pela reabertura da economia”, disse Megan Horneman, estrategista de portfólio da Verdence Capital Advisors, ao MarketWatch. “Esse é o grande impulsionador do mercado hoje”, afirmou.

Em linha com os demais ativos de risco, os contratos futuros do petróleo WTI para julho subiram 3,30%, a US$ 34,35 o barril.

As boas notícias também impulsionaram um movimento de venda de ativos de proteção. Os rendimentos dos Treasuries, que sobem quando os preços caem, avançaram. A taxa do papel de dez anos subiu a 0,69%, de 0,66% do fechamento anterior. Os preços do ouro para entrega em junho recuaram 1,72%, a US$ 1.705,60 a onça-troy.

No fim da sessão, no entanto, uma reportagem da agência “Bloomberg” apontou que o governo americano considera impor sanções a autoridades, empresas e instituições financeiras chinesas na esteira do esforço de Pequim para impor uma nova lei de segurança nacional sobre Hong Kong. A publicação esfriou parcialmente o ímpeto dos investidores, afastando as ações em Wall Street das máximas diárias.

A agência apontou que o Departamento do Tesouro dos EUA poderia impor controles sobre transações e congelar ativos de autoridades e empresas chinesas a depender dos desdobramentos políticos em Hong Kong, em um novo sinal de piora nas relações entre as duas maiores economias do mundo.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob