Zambon anuncia Xadago para tratamento da Doença de Parkinson

9849479452?profile=original

Aprovado pela Anvisa, chega ao Brasil tratamento inovador para Doença de Parkinson. A Farmacêutica Zambon faz alerta sobre a patologia que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e anuncia seu principal lançamento para 2021.

Celebrado ontem, o Dia Mundial do Parkinson é um alerta para uma doença neurodegenerativa que atinge 1% da população mundial acima dos 65 anos, o que significa cerca de 8 milhões de pessoas. No Brasil, números não oficiais apontam para cerca de 700 mil portadores da doença, que é crônica, progressiva e ainda não tem cura1,2.

A Doença de Parkinson é um dos principais distúrbios nervosos da terceira idade. Ela é caracterizada principalmente por rigidez e tremores, com prejuízos à coordenação motora. Isso ocorre devido à diminuição intensa da produção de dopamina, neurotransmissor que ajuda na comunicação entre as células nervosas e é essencial para o controle dos movimentos musculares1,2.

A causa dessa degeneração das células nervosas ainda é desconhecida e acredita-se que o problema seja desencadeado pela combinação de fatores genéticos e ambientais. Estudos científicos apontam que os homens têm mais propensão a desenvolver o Parkinson. Publicação do periódico American Journal of Epidemiology revela que a relação chega a ser de dois homens diagnosticados para cada mulher com Parkinson. E as mulheres ainda costumam apresentar sintomas cerca de dois anos mais tarde do que os homens2.

 

Sintomas e diagnóstico

Além da rigidez, os tremores que predominam nos membros superiores e geralmente são mais acentuados de um lado do corpo do que do outro, há também sintomas não motores. Entre eles estão a dor, depressão, alterações de humor, insônia e a redução do olfato, que podem surgir entre três e 10 anos antes do diagnóstico da doença3.

O diagnóstico do Parkinson é clínico e deve ser feito por médico neurologista, após a análise de sinais e sintomas. Exames complementares, como tomografia cerebral e ressonância magnética, podem ser solicitados para eliminar outras doenças do sistema nervoso1.

Entre os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) previstos para 2021 na neurologia, a farmacêutica italiana Zambon, atuante no Brasil há mais de 60 anos, lança em julho o Xadago® (mesilato de safinamida), uma inovação no tratamento da Doença de Parkinson por promover avanços importantes na qualidade de vida do paciente4.

A previsão é que o Xadago® (mesilato de safinamida) chegue ao mercado em julho em duas apresentações: 50mg e 100mg e em embalagens de 14 e 30 comprimidos.

 

Referências:

1 - MEDSCAPE Diseases and Conditions: Parkinson’s Disease. Disponível em: http://emedicine.medscape.com/article/1831191-overview. Acesso em: 01/04/2021.
2 - Parkinson: sintomas, tratamento e como adiar o avanço da doença. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/parkinson. Acesso em: 08/04/2021.
3 - Bianchi MLE, Riboldazzi G, Mauri M, Versino M. Efficacy of safinamide on non-motor symptoms in a cohort of patients affected by idiopathic Parkinson's disease. Neurol Sci. 2019 Feb;40(2):275-279. doi: 10.1007/s10072-018-3628-3. Epub 2018 Oct 31. Erratum in: Neurol Sci. 2018 Dec 6;: PMID: 30382437.
4 - Bula do produto Xadago®

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob