Abril é o mês de conscientização da doença de Parkinson

Ver a imagem de origem

 

Abril como o Mês de Conscientização sobre a Doença de Parkinson e 11 de abril é o Dia Mundial da Doença de Parkinson, doença degenerativa do sistema nervoso central, caracterizada por lentidão de movimentos, tremor, rigidez muscular, alterações posturais, além de alterações na fala e na escrita. Não é uma doença fatal, nem contagiosa. Apesar dos avanços científicos, ainda continua incurável, porém tratável. É lentamente progressiva (variável em cada paciente) e a sua causa ainda continua desconhecida, apesar de estar relacionada à combinação de fatores genéticos e ambientais.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 55 anos tem a doença. No Brasil, estima-se que 200 mil pessoas sofram com o problema. São mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo que vivem com Parkinson.

A Doença de Parkinson acontece pela degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem uma substância chamada dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos do paciente.

O diagnóstico da doença faz-se baseada na história clínica do doente e no exame neurológico. Não há nenhum teste específico para fazer o diagnóstico da doença de Parkinson, nem para a sua prevenção. Em geral, o portador apresenta da lentidão de movimentos, rigidez muscular, caminhar arrastando os pés, postura inclinada para a frente, diminuição da capacidade de sentir cheiro, diminuição do tamanho da letra, depressão, entre outros.

Após a confirmação do diagnóstico é necessário tratamento com medicamentos e com uma equipe multidisciplinar especializada. Há ainda a possibilidade de cirurgia, chamada deep brain stimulation, estimulação profunda do cérebro (marca passo cerebral).

 

Ações de Conscientização

Monumentos do Brasil todo estarão iluminados com a cor verde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cor verde representa a esperança de cura para os doentes.

Em São Paulo, a sede da Associação Brasil Parkinson, que promove atendimento interdisciplinar, contribuindo para a qualidade de vida e inclusão social da pessoa com doença de Parkinson, de seus familiares e parceiros de cuidado, tem uma agenda intensa em abril que começa com a instalação de um laço verde na fachada da sede (Bosque da Saúde) e uso do laço na lapela de parkinsonianos e profissionais da ABP, entre outras ações programadas:

- 03 e 04 - curso para profissionais

- 09 - curso para cuidadores e familiares

- 09 - Caminhada pelo Parkinson (caminhada de pacientes, familiares, profissionais, pela área verde da ABP)

- 11 - evento no Salão Nobre Câmara Municipal

- 5 a 11 - Alesp, Senado e monumentos iluminados na cor verde

 

ABP e o cuidado integral à Doença de Parkinson

O site da Associação Brasil Parkinson (ABP) tem as principais informações sobre a doença, com linguagem simples, para familiares, cuidadores e portadores, e sobre seu atendimento multidisciplinar, como: fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, oficinas de artes, artesanato, coral, nutrição, educação física, Tango, Taí Chi, Yoga, Ping Pong Parkinson, grupo de apoio ao cuidador, roda de conversa, apoio jurídico, assistência social e mindfulness.

A ABP não tem fins lucrativos, possui o título de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal. É também reconhecida como sendo de fins filantrópicos pelo Conselho Nacional de Assistência Social. Fundada em 1985 pela parkinsoniana Marylandes Grossman, então com 43 anos, a entidade é pioneira na América Latina e Membro fundador da Associação Mundial da Doença de Parkinson (WPDA).

A ABP se mantém pela doação de frequentadores e doadores esporádicos. Atende exclusivamente pessoas portadoras da Doença de Parkinson e parkinsonismos atípicos, para atividades orientadas por profissionais especialistas, mestres e doutores.

A ABP promove palestras periódicas, reuniões, eventos comemorativos e sociais. Edita manuais de orientação e publicou o primeiro livro escrito por uma pessoa com Parkinson no Brasil, “Com Parkinson e de bem com a vida”, da fundadora da ABP, Dona Marylandes Grossmann. Através de convênios com universidades, a fisioterapia e a fonoaudiologia oferecem estágios e cursos especializados em todos os níveis da formação acadêmica.

A sede, em São Paulo, tem 700 metros quadrados de área construída abriga salão para eventos, auditório, salas para sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, área verde e estacionamento próprio.

Informações - 11 2578-8177 de segunda a sexta 9h às 17h.

Associação Brasil Parkinson - https://www.parkinson.org.br/

Fonte – Érica Tardelli – Presidente

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob