10592977675?profile=RESIZE_180x180

 

As ações da PTC Therapeutics subiram até 20% na terça-feira depois que a empresa revelou resultados de primeira linha de um teste confirmatório de seu tratamento de distrofia muscular de Duchenne (DMD) Translarna (ataluren). A terapia tem uma autorização de marketing condicional da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para uso em pacientes com DMD com "mutações sem sentido" no gene da distrofina, e o PTC agora pretende pedir que isso seja convertido em uma aprovação padrão.

"Acreditamos que esses resultados [do Estudo 041], juntamente com as evidências de benefícios reais gerados em nosso registro STRIDE, devem permitir a continuação da autorização da Translarna na UE e reforçar nossa forte proposta de valor na UE e nos mercados internacionais", comentou o CEO Stuart Peltz durante uma teleconferência na terça-feira.

O estudo 041 é uma exigência pós-marketing após a autorização condicional da Translarna para a EMA, que foi concedida pela primeira vez em 2014 e foi submetida a reavaliação e renovação pelos reguladores da UE. De acordo com uma apresentação do PTC, o teste de três anos inscreveu pacientes com DMD ≥5 anos em regime estável de esteroides e que poderiam andar no mínimo 150m em um teste de seis minutos de caminhada (6MWD).

 

Benefício significativo entre os principais pontos finais

De acordo com o PTC, o tratamento translarna levou a um benefício significativo entre os principais pontos finais na população de 359 participantes da intenção de tratar (ITT). A empresa disse que, em comparação com o placebo, os pacientes que receberam Translarna viram significativamente menos declínio na distância que poderiam andar no teste 6MWD em 72 semanas, que foi o ponto final principal. Especificamente, a mudança da linha de base foi de -53m para Translarna, em comparação com -67,4m para placebo, para uma diferença de 14,4m em média favorecendo o tratamento do PTC.

 

A empresa disse que 6,6% dos pacientes do grupo Translarna tiveram perda de ambulação, contra 11,4% do placebo. Os pontos finais secundários incluíram o escore total de Avaliação Ambulatorial northstar (NSAA), que foi de -3,7 Translarna e -4,5 para placebo, achados que o PTC diz confirmar que seu tratamento "preserva habilidades funcionais na população de ITT".

Observou-se que a droga também esteve associada a efeitos significativos e clinicamente significativos nas análises do subgrupo, inclusive entre os pacientes que iniciaram o estudo capaz de andar entre 300m e 400m. Nesta coorte, os pacientes translarna foram capazes de andar uma distância de 24,2m mais longe do que o placebo na avaliação. No entanto, entre a coorte de pacientes com características de linha de base que o PTC esperava que mostrassem o maior benefício, a diferença foi de 8,3 milhões não significativos em favor da Translarna.

Enquanto isso, em uma análise separada que reuniu resultados do Estudo 041 com dois outros ensaios controlados por placebo – Study 007 e Study 020 – PTC disse que sua droga permitiu que os pacientes andasse 19,3m mais longe do que o placebo no teste 6MWD em 48 semanas. Isso subiu para 32,1m entre os pacientes que tinham maior capacidade de andar na linha de base.

 

Buscando caminho regulatório nos EUA

"Conseguimos demonstrar pela primeira vez um benefício estatisticamente significativo... em vários resultados funcionais relevantes para a doença na população geral mais ampla", disse Peltz. A empresa observou que a Translarna foi bem tolerada no Estudo 041, sem quaisquer eventos adversos graves relacionados com drogas, e não houve eventos adversos que levaram à descontinuação de drogas.

A FDA emitiu uma carta de resposta completa para a Translarna em 2017, dizendo na época que "evidências de eficácia de um adicional adequado e bem controlado ensaios clínicos serão necessários no mínimo" para confirmar o benefício do tratamento. Usando um método de análise estatística preferido pelo regulador dos EUA, o PTC disse na terça-feira que a Translarna mostrou um benefício de 15,3 milhões no teste 6MWD, o que não foi significativo. Ainda assim, Peltz indicou que a empresa estaria discutindo os resultados do Estudo 041 com a agência, bem como um "caminho potencial para aprovação".

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob