Anvisa agiliza processo para abrir farmácia no Brasil

15559809875cbe62bb388fe_1555980987_3x2_md.jpg?profile=RESIZE_710x

Anvisa diz receber cerca de 30 solicitações de autorização de funcionamento por dia - Rubens Cavallari - 9.jan.18/Folhapress

Se agência não autorizar novas lojas em até 30 dias, aprovação é automática

por Joana Cunha

Folha de São Paulo

SÃO PAULO - Vai ficar mais fácil abrir farmácia no Brasil. A Anvisa (agência de vigilância sanitária) afrouxou o processo de autorização de funcionamento das lojas. A autarquia agora tem no máximo 30 dias para analisar os pedidos. Se não cumprir o prazo, a permissão é dada automaticamente.

Cerca de 30 solicitações são feitas por dia, de acordo com o órgão, e 1.350, que já aguardavam há mais de um mês, foram liberadas quando a regra passou a valer, na última semana.

Reversível Pode ocorrer uma reavaliação, segundo a Anvisa, caso seja detectada alguma inconsistência após a autorização. A atuação, porém, será da vigilância sanitária municipal ou estadual, que também precisa garantir uma licença para as novas lojas.

Atraso A medida agradou aos varejistas. Na regra anterior, a Anvisa levava até oito meses para conceder uma autorização de funcionamento, diz Sergio Mena Barreto, presidente-executivo da Abrafarma (que reúne as grandes redes de drogarias).

No detalhe “É um documento administrativo, de controle das informações, mas que impedia as farmácias de abrir. Imagine o que é contratar pessoas, montar estoque e esperar porque tinha muito processo acumulado”, afirma.

Carne forte O Carrefour lança a primeira linha gastronômica da marca com rastreamento por blockchain. Segundo o grupo, a tecnologia pode evitar casos de fraude, como os investigados pela Operação Carne Fraca.

Origem Num primeiro momento, consumidores do estado de São Paulo poderão acessar informações sobre a procedência de peças suínas por meio de QR code no celular. A ideia é usar a tecnologia em uma linha de carnes, peixes, ovos e frutas até 2022.

Explorando A LG, que tem prejuízo com aparelhos móveis, aposta na saúde com uma nova linha de monitores médicos. O produto busca melhorar a visualização de exames. O lançamento ocorre na Jornada Paulista de Radiologia.

Unha feita O paulistano que pode gastar com salões de beleza desembolsou, em média, R$ 131,52 em cada visita de setembro de 2018 a fevereiro de 2019, 35% a mais do que nos seis meses anteriores.

Visitinha No período, a frequência no salão foi de cerca de oito vezes. O levantamento é da Avec, plataforma de gestão que atende espaços como Jacques Janine, Soho, 1838 e Berlin. Foram analisados 3.500 salões.

Me inclua... Funcionários do BNDES se aborreceram ao ver o nome do banco aparecer como financiador da Odebrecht no contexto da repercussão sobre o suicídio do ex-presidente do Peru Alan García.

...fora disso Na esteira do noticiário sobre a morte, o banco soltou comunicado, sem citar nomes, lembrando que não financiou a venda de bens e serviços brasileiros de engenharia para obras públicas no Peru.

Outras fontes O BNDES diz que, de 2003 a 2014, seus recursos para esse tipo de trabalho corresponderam a só 9% das receitas das empresas de engenharia, que tiveram outras fontes de financiamento.

Prótese no bolso A Abraidi (de importadores de produtos de saúde) divulga na quinta (25) a lista de preços de dispositivos para implantes. Em cinco anos, o Brasil reduziu o preço do stent com remédio em 20,7%, para US$ 1.245,28.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob