20191228144300117907a-600x394.jpeg

Medicação deve ser disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS). Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 

Medicação, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi aprovada pela Anvisa e deve ser disponibilizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

por My News 

 

O Ministério da Saúde aprovou o primeiro medicamento indicado para o tratamento da Covid-19 no Sistema Único Brasileiro (SUS), o baricitinibe. De acordo com a empresa fabricante da droga, a Eli Lilly, o remédio é indicado para o tratamento da Covid em “pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, ou que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva”.

A baricitinibe foi indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo a empresa, o medicamento foi aprvado em mais de 70 países e é indicado para o tratamento de artrite reumatoide moderada ou grave e para dermatite atópica.

Para o uso nessas doenças, o medicamento já havia sido aprovado no Brasil desde 2018, no caso da artrite reumatoide, e desde 2021, no caso da dermatite.

A aprovação do medicamento no sistema público de saúde brasileiro foi feita na quarta-feira (30), mas ainda não foi publicada em portaria. Também na quarta, a Anvisa anunciou a aprovação do uso emergencial do medicamento Paxlovid, da fabricante Pfizer. De acordo com a agência, o pedido de aprovação de uso do antiviral foi feito em 15 de fevereiro, mas só foi liberado em reunião da Diretoria Colegiada do órgão um mês depois.

Diversos países já aprovaram o uso do medicamento ainda em 2021, como os Estados Unidos, por meio da FDA. O medicamento é utilizado no caso de adultos com a Covid-19, que não estejam em uso de oxigênio suplementar e que apresentem altos ricos de progressão para um quadro grave da doença.

É importante ressaltar que ambas as medicações não substituem a indicação da vacina contra a Covid-19.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob