cientistas_cartaz.jpeg

 

Com estreia marcada para esta quinta-feira (28), a produção da TV Cultura fala sobre o processo de pesquisa, desenvolvimento e divulgação do trabalho realizado pelos profissionais da instituição

 

By Revista Galileu

 

O que há por traz do processo de fabricação de uma vacina? Quais são as etapas até que ela chegue no sistema de saúde? Quem são os profissionais por traz desse trabalho? A TV Cultura, em parceria com a Prosperidade Content, lança nesta quinta-feira (28) às 19h30 a série documental Cientistas, que mostra os bastidores da produção científica do Instituto Butantan.

Focada no trabalho minucioso realizado na instituição paulistana, a primeira temporada conta com quatro episódios de 30 minutos que serão liberados todas às quintas-feiras. Através de cada capítulo será possível conhecer a história do centro de pesquisa e sua importância.

A produção acompanha o trabalho realizado pelos profissionais envolvidos na jornada, da pesquisa de campo com biólogos até a chegada dos animais no laboratório para a produção de soros e vacinas. É possível ainda conhecer outros espaços do local e suas funções.

Cientistas também traz depoimentos de profissionais que trabalham no Butantan – médicos, biólogos e infectologistas – e imagens de arquivos que apresentam o nascimento, fortalecimento e reconhecimento do instituto.

 

Dos soros às vacinas

Antes de ser o produtor da primeira vacina contra Covid-19 a ser aplicada no Brasil, o Butantan já servia a saúde pública há mais de 100 anos e esteve envolvido no combate contra diversas doenças. 

O segundo episódio, que aborda o processo de fabricação das vacinas, mostra que o envolvimento do instituto no processo de vacinação populacional é centenário, estando presente na criação de imunizantes extremamente importantes para a sociedade, como os contra hepatite A, hepatite B, raiva, Influenza em muitas outras.

Dimas Covas, diretor do Butantan, destaca no episódio que o instituto está desbravando novos territórios, sendo uma ponta de lança para o desenvolvimento nacional. “Além da assistência em saúde, traz conhecimento, formação de pessoas e permite que o país fique independente nessas áreas”, afirma.

A série destrincha todo o trabalho realizado no Butantan, para que não haja dúvidas sobre seriedade e competência dos cientistas brasileiros.

 

Como assistir

A exibição dos episódios ocorrerá às quintas às 19h30 a partir de 28 de julho. Com reprise aos sábados às 22h no canal da TV Cultura, suas retransmissoras e afiliadas, além dos subcanais de TV digital UNIVESP TV e TV Educação.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob