9849576687?profile=original

Método explica que a mistura da ficção com a realidade pode auxiliar na habilidade para negociações e compreender as motivações de profissionais

O brasileiro Christian Wickert, escritor, engenheiro e estrategista de políticas da Merck, empresa líder em ciência e tecnologia, acredita que a história de ficção pode ensinar muito sobre como trabalhar em uma corporação.

Wickert realizou em 2012 o curso de Escrita Criativa, no Instituto Superior de Educação Vera Cruz, com o professor Roberto Taddei, que lhe ensinou a buscar essa percepção da ficção, e compreender como escrever uma história coerente e aprofundada. E foi através dessas aulas, que ele retirou as referências para utilizar como estratégias corporativas.

O método contém três pontos que ajudam a compreender melhor o ambiente corporativo. O objetivo é demonstrar como a escrita criativa pode ajudar a repensar o próprio comportamento e das pessoas ao redor, como também se aprofundar a uma nova perspectiva de seu trabalho. O executivo afirma que escrever ficção pode aguçar suas percepções, ajudá-lo a entender as motivações dos outros e, finalmente, torná-lo melhor em seu trabalho.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="4150813131">

O primeiro ponto do método é o personagem. Uma das ideias é que todo profissional protagoniza um personagem no trabalho e assim analisar a forma como aquela pessoa age, focando nos pequenos detalhes, para conseguir compreender mais de sua história.

"No meio corporativo oferecemos ótimas técnicas profissionais como análises e apresentações de slides, mas usualmente, não criamos histórias, não entendemos os personagens com quem trabalhamos e como se comportam em diferentes situações, e essa compreensão que é essencial para os negócios" disse Wickert durante palestra no TED Institute.

O segundo ponto desse método é o poder das palavras. O uso correto do vocabulário pode ser a chave para negociações e situações delicadas. Christian explica que seu professor o ensinou a utilizar a poesia como ferramenta de estudo, pois analisar a forma como o poema é construído e o efeito que proporciona é um dos jeitos de estabelecer um discurso direto e poderoso para um profissional.

Já o último são os pontos de vista. Muitas histórias de ficção contam as perspectivas de cada personagem, e o mesmo pode ser utilizado para uma negociação que contém diferentes opiniões. A questão é analisar com atenção cada ponto de vista, pois se aprofundar na visão dos personagens é o ideal para auxiliar na produção de melhores estratégias e propostas bem-sucedidas.

"Para uma reunião de negócios, pense no personagem, estude e tente entende-los. Pense de diferentes pontos de vista e no poder das palavras" afirma Christian Wickert. "Analise como os personagens se comportam em diferentes situações e possíveis resultados. Se imagine protagonizando um importante papel e o melhor jeito de alcançar esse objetivo".

Segundo Wickert, ler ficção o ajudou a analisar a realidade de uma outra forma, e escrever auxiliou em dobro para essa compreensão. Ele acredita que histórias fantasiosas também tem o valor de aprendizados para a vida, e principalmente, uma forma de estratégia para o ambiente de trabalho e a maneira de lidar com os desafios diários.

style="display:block; text-align:center;" data-ad-layout="in-article" data-ad-format="fluid" data-ad-client="ca-pub-6652631670584205" data-ad-slot="4150813131">

Sobre a Merck

A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Performance Materials. Cerca de 53.000 funcionários trabalham para desenvolver tecnologias que melhoram e prolonguem a vida - de terapias com biofarmacêuticos para tratar câncer ou esclerose múltipla, sistemas de ponta para pesquisa e produção científica até cristais líquidos para smartphones e televisores LCD. Em 2017, a Merck obteve faturamento de € 15,3 bilhões em 66 países.

Fundada em 1668, a Merck é a mais antiga empresa farmacêutica e química do mundo. A família fundadora continua sendo a acionista majoritária do grupo de empresas de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca da Merck em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos e o Canadá, onde a empresa é conhecida como EMD Serono, MilliporeSigma e EMD Performance Materials. Para saber mais, acesse www.merck.com.br e/ou siga-nos no Facebook (@grupomerckbrasil).

Fonte SEGS

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob