Corrida reduz risco de morte em até 30%

https%3A%2F%2Fcdn.cnn.com%2Fcnnnext%2Fdam%2Fassets%2F191104044022-running-stock.jpg?profile=RESIZE_710xCorreio Braziliense

Jornalista: Indefinido

05/11/19 - Correr está associado a um risco significativamente mais baixo de morrer por qualquer causa, independentemente do tempo dedicado à atividade, diz um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine. Se mais pessoas fizessem esse exercício — e elas não precisariam ir muito longe nem muito rápido —, a saúde populacional e a longevidade sofreriam grandes impactos, sustentam os pesquisadores, da Universidade de Victoria, na Austrália.

Ainda não estava claro o potencial da corrida de reduzir o risco de morte por qualquer causa e, principalmente, por doenças cardiovasculares e câncer, disseram os autores do estudo. Também não se sabia quanto tempo uma pessoa precisaria correr para colher benefícios em potencial, tampouco se aumento da frequência, da duração e do ritmo da atividade poderia ser ainda mais vantajoso. Para tentar descobrir, eles fizeram uma revisão sistemática de pesquisas relevantes, apresentações em conferências, teses e dissertações de doutorado em uma ampla gama de bancos de dados acadêmicos.

Os pesquisadores procuraram estudos sobre a associação entre corrida e risco de morte por todas as causas, doenças cardiovasculares e câncer. Eles encontraram 14 estudos adequados, envolvendo 232.149 pessoas, cuja saúde foi rastreada por 5,5 a 35 anos. Durante esse período, 25.951 dos participantes dos estudos morreram. Quando os dados foram agrupados, qualquer quantidade de tempo dedicada à corrida estava associado a um risco 27% menor de morte por todas as causas para ambos os sexos, em comparação com a falta dessa atividade física. O risco de morte por doenças cardiovasculares foi 30% menor, e, por câncer, 23% mais reduzido.



Qualquer tempo


Mesmo pequenas doses de corrida — por exemplo, uma vez por semana ou menos, com duração inferior a 50 minutos por vez e a uma velocidade abaixo de 8km por hora — ainda parecem estar associadas a benefícios significativos à saúde e à longevidade, disseram os autores. Isso torna a prática uma opção potencialmente boa para aqueles cujo principal obstáculo para a realização de exercícios é a falta de tempo, sugeriram.

Os pesquisadores alertam que o número de estudos incluídos foi pequeno e seus métodos variaram consideravelmente, o que pode ter influenciado os resultados. No entanto, eles sugerem que qualquer tempo correndo é melhor que nenhum. “O aumento das taxas de participação nessa atividade, independentemente do nível, provavelmente levaria a melhorias substanciais na saúde e na longevidade da população”, concluíram.

“O aumento das taxas de participação nessa atividade, independentemente do nível, provavelmente levaria a melhorias substanciais na saúde e na longevidade da população”, trecho do artigo divulgado na revista British Journal of Sports Medicine

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob