10560077501?profile=RESIZE_710x

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

 

Na última década, o papel do sistema imunológico na etiologia e na fisiopatologia de doenças neurológicas ganhou bastante clareza, diz a GlobalData. A empresa líder em dados e análises observa como resultado que o desenvolvimento de medicamentos neuroimunológicos* explodiu, com os 20 principais produtos de neuroimunologia valendo US$ 20,1 bilhões em 2020 e devem aumentar para US$ 26,6 bilhões até 2025.

O último relatório da GlobalData, "Neuroimunology Drug Development – Thematic Research", afirma que existem cerca de 220 medicamentos neuroimunológicos nos estágios de desenvolvimento da Fase I, II e III em oito doenças-chave** nos oito principais mercados farmacêuticos (8MM**). O maior número de medicamentos neuroimunológicos está em desenvolvimento para subtipos de esclerose múltipla (EM) (86 drogas), seguido de perto pela doença de Alzheimer (DA) (75 drogas), bem como esclerose lateral amiotrófica (ELA) (39 drogas) e doença de Parkinson (PD) (35 drogas).

"Embora a EM continue sendo um importante espaço para o desenvolvimento de produtos neuroimunológicos, há forte interesse em aplicar esses tipos de abordagens para outras doenças neurodegenerativas. Por exemplo, em DA, uma grande variedade de mecanismos imunológicos de ação estão sendo estudados; as estratégias mais comuns envolvem a grande aplicação de proteínas cerebrais patológicas como o beta amiloide A4 tau via anticorpo monoclonal (mAb) de ligação ou respostas imunes induzidas por vacinas." Comentou Rose Joachim, Diretora Associada de Neurologia da GlobalData. 

"Da mesma forma que a DA, em PD, inúmeros produtos mAb estão em desenvolvimento que visam o desembaraço da proteína cerebral, a sinucleína alfa. Na ELA, um dos principais alvos inibitórios de interesse é o sistema complementar, um braço de imunidade inata que consiste em uma série de pequenas proteínas com várias funções no combate a patógenos."

Dos dez principais players envolvidos no mercado de neuroimunologia, Roche, Biogen, AstraZeneca, Johnson & Johnson (J&J), Novartis, Sanofi e UCB estão todos envolvidos no marketing ou desenvolvimento de produtos neuroimunológicos em múltiplas indicações neurológicas (entre as oito indicações** avaliadas para o relatório da GlobalData). Os três restantes estão focados em produtos neuroimunológicos em apenas uma indicação cada: Merck KGaA em EM e Eisai e Lilly em DA.

Rose Joachim continua: "Em relação às formas como essas dez empresas competem atualmente, Roche, Biogen, Merck KGaA, Novartis, Sanofi e J&J são agentes de mercado dentro do espaço de EM, enquanto a AstraZeneca e a Roche são agentes de mercado para o transtorno do espectro neuromieelite optica (NMOSD). Uma importante arena futura para a competição entre esses dez principais players é a DA, com Roche, Biogen, Eisai, AstraZeneca, J&J, Novartis, UCB e Eli Lilly, todos com produtos em desenvolvimento clínico."

As principais necessidades não atendidas incluem o estado inicial da pesquisa neste campo; a necessidade de diagnóstico precoce de condições neuro-inflamatórias; dados comparativos para produtos neuroimunológicos; melhores estratégias para fornecer drogas neuroimunologia através da barreira hematoencefálica; biomarcadores para ajudar a determinar a resposta terapêutica; e a falta de produtos neuroimunológicos direcionados.

"O espaço de desenvolvimento de medicamentos para neuroimunologia é dinâmico e de alto valor. Com o crescente interesse da indústria em utilizar estratégias imunológicas para atingir doenças neurológicas, espera-se que o espaço faça avanços significativos para atender às necessidades não atendidas cruciais nos próximos anos." Conclui Rose Joachim.

 

* GlobalData define drogas neuroimunologia como agentes que visam regular a atividade do sistema imunológico (promover, inibir ou resolver) como um mecanismo para tratar doenças neurológicas com patologias imunológicas subjacentes.

** Esclerose múltipla (EM), neuromielite optica transtorno do espectro (NMOSD), síndrome de Guillain-Barre (GBS), poliradiculoneuropatia inflamatória crônica (CIDP), miasthenia gravis (MG), doença de Alzheimer (DA), Doença de Parkinson (DP) e esclerose lateral amiotrófica (ELA)

8MM: EUA, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido, Japão e China

 

Fonte GlobalData

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob