Epidemia ameaça a recuperação do PIB global

dollapxa.jpg?profile=RESIZE_710x

Valor Econômico


20/02/20 - A epidemia de coronavírus (Covid-19) na China é a mais urgente ameaça para a frágil recuperação do PIB global, alertou ontem a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

“A economia global está longe de estar sobre um terreno sólido. Embora algumas incertezas tenham retrocedido, outras surgiram. A verdade é que a incerteza está se tornando o novo normal”, escreveu Georgieva no blog do FMI antes de participar de uma reunião com ministros de Finanças dos países do G20 em Riad, na Arábia Saudita.

No texto, publicado ontem, Georgieva disse que enquanto casos como a epidemia do Covid-19 estiverem fora do controle de todos, os países podem agir para reduzir as incertezas em três áreas principais: comércio, clima e desigualdade.

Sobre a China, a economista búlgara afirmou que o FMI espera apenas uma pequena redução do PIB do país no atual estágio da epidemia.

“Se as paralisações provocadas pelo vírus terminarem rapidamente, esperamos que a economia chinesa se recupere”, escreveu a diretora-gerente do Fundo no blog. “O resultado (da epidemia) seria uma queda brusca no crescimento do PIB da China no primeiro trimestre de 2020, mas uma redução pequena em relação ao ano todo.”

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob