10651957873?profile=RESIZE_180x180

Foto: Divulgação/Eurofarma

 

Empresa afirma que o medicamento reduz, em média, 65% o número de crises epilépticas de um paciente, considerado “um índice de eficácia sem precedentes”, levando em conta todos os produtos já lançados

 

Por Ivo Ribeiro, Valor Econômico — São Paulo


A farmacêutica brasileira Eurofarma informou, em comunicado, que vai trazer para a América Latina um medicamento inovador para o tratamento da epilepsia focal-parcial refratária em pessoas adultas. A transação será feita em parceria com a sul-coreana SK Biopharmaceuticals, em acordo firmado nesta semana.

O medicamento, segundo a empresa, reduz, em média, 65% o número de crises epilépticas de um paciente, considerado “um índice de eficácia sem precedentes”, levando em conta todos os produtos já lançados. O primeiro anticonvulsivo chegou ao mercado há décadas, informa o laboratório.

De acordo com a Eurofarma, o medicamento (cenobamato) já conta com aprovação do FDA e da EMA, agências reguladoras americana e europeia, respectivamente. E é avaliado como inovador nesse tipo de tratamento.

“Estamos muito felizes com a parceria com a SK Biopharmaceuticals. Este acordo reforça nossos planos de continuar expandindo os negócios no mundo, sempre de forma inovadora. Com cenobamato, nosso amplo portfólio de medicamentos para sistema nervoso central será ainda mais fortalecido, afirma, na nota, Martha Penna, vice-presidente de Inovação da Eurofarma.

“Estamos satisfeitos com a parceria com a Eurofarma, que tem um histórico comprovado na região e uma ampla rede para impulsionar o desenvolvimento e a comercialização de cenobamato na América Latina”, comentou Jeong Woo Cho, presidente e CEO da SK Biopharmaceuticals.

O laboratório brasileiro informa que tem presença em mais de 20 países e que é o que mais investe em inovação no Brasil. O medicamento, ressalta, é o primeiro da sua classe a ser trazido para a América Latina, um fármaco com mecanismo de ação inovador ainda não existente no mercado dos anticonvulsivantes.

Segundo o acordo, a Eurofarma terá exclusividade para desenvolver, fabricar e comercializar o cenobamato no Brasil e outros 16 países da América Latina. Em contrapartida, a SK receberá um pagamento adiantado, além de valores futuros e royalties sobre a geração de vendas líquidas.

Os demais países da região são Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Chile, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Com nomes comerciais de Ontozry e Xcopri, o cenobamato já está sendo comercializado nos mercados europeu e americano, respectivamente, informa o laboratório, após a aprovação da duas agências — EMA e FDA.

No Brasil e os demais países latino-americanos, a expectativa é de que o produto esteja disponível para compra em 2025.

Fundada em 1972, a Eurofarma tem parque fabril no país e outras unidades em seis países da América Latina. No ano passado gerou vendas líquidas de R$ 7,1 bilhões. Emprega mais de 8 mil pessoas.

A companhia sul-coreana SK Biopharmaceuticals tem atuação global focada na pesquisa e desenvolvimento de tratamentos para distúrbios do sistema nervoso central.

 

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob