FDA aprova aplicativo Apple Watch para sintomas de Parkinson

 Ver a imagem de origem

Apple Watch - divulgação Apple

 

A startup Rune Labs, com sede em São Francisco, informou ontem, segunda-feira, que recebeu autorização do FDA - Food and Drug Administration dos EUA para usar o Apple Watch para monitorar tremores e outros sintomas comuns em pacientes com doença de Parkinson.

O software Rune Labs usa sensores de movimento incorporados no Apple Watch, que já podem ser usados para detectar quando uma pessoa cai. O presidente-executivo da Rune Labs, Brian Pepin, disse em uma entrevista que os dados do Apple Watch serão combinados com dados de outras fontes, incluindo um implante da Medtronic Inc que pode medir sinais cerebrais.

O objetivo da Rune Labs é que os médicos usem os dados combinados para decidir se e como ajustar o tratamento dos pacientes. Atualmente, disse Pepin, a maioria dos médicos tem que coletar dados sobre os movimentos de um paciente observando-os durante uma breve visita clínica, o que não é ideal porque os sintomas de Parkinson podem variar amplamente ao longo do tempo.

Usando o Apple Watch, a plataforma de software StrivePD da Rune Labs fornecerá aos médicos um fluxo contínuo de observações em longos trechos, disse Pepin.

"Quando você pensa no processo de levar alguém à sua terapia ideal ou combinação de medicamentos ou dispositivos, ou mesmo se um paciente pode ou não ser um bom ajuste para um determinado ensaio clínico, é uma decisão muito difícil de tomar quando você só tem um pouco de contexto", disse Pepin.

A liberação da RUNE Labs FDA é o primeiro uso proeminente de ferramentas de software que a Apple lançou para medir distúrbios de movimento em 2018.

A Apple fez parceria com uma série de outras empresas para usar o Apple Watch como um dispositivo de monitoramento de saúde, incluindo um acordo com a Johnson & Johnson para estudar se ele pode ser usado para ajudar a reduzir o risco de derrame.

No ano passado, um grupo de cientistas da Apple publicou um estudo na revista Science Translational Medicine mostrando que o dispositivo era eficaz no monitoramento dos sintomas de Parkinson. Depois de entrar em contato com a Apple sobre as ferramentas, Pepin disse: "levou cerca de oito minutos para a equipe levar a voltar para mim e dizer: 'Ei, perfeito, vamos explorar isso'."

 

© Thomson/Reuters 2022. Todos os direitos reservados.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob