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Ref: GlaxoSmithKline, The Wall Street Journal, Fidelity, London South East, Evening Standard, Morningstar, Bloomberg, City AM, TheStreet, This is Money

by Anna Bratulic | FirstWord


A GlaxoSmithKline na quarta-feira delineou sua estratégia para a próxima década após a planejada cisão de seu negócio de saúde ao consumidor em meados de 2022, com a empresa planejando vendas de mais de £ 33 bilhões ($ 46 bilhões) até 2031, um alvo que analistas do JP Morgan disseram ser " muito acima "de suas expectativas.A GlaxoSmithKline sugeriu que o crescimento seria impulsionado por seu pipeline atual de estágio avançado, que acredita poder entregar vendas anuais de pico de mais de £ 20 bilhões ($ 28 bilhões).

A CEO Emma Walmsley comentou "Estou muito ciente de que as ações da [GlaxoSmithKline] tiveram um desempenho inferior por um longo período." No entanto, ela disse "agora estamos prontos para entregar uma mudança radical no crescimento ... e desbloquear o valor da saúde do consumidor", tendo revelado os detalhes da divisão planejada no final de 2018, quando a GlaxoSmithKline concordou em combinar o segmento com o da Pfizer marcas de consumo em uma joint venture .

O escrutínio do plano e as questões sobre se Walmsley é o líder certo para a nova empresa com foco em produtos farmacêuticos aumentaram depois que surgiu em abril que a Elliott Management havia adquirido uma participação substancial na GlaxoSmithKline. Quando questionada por que ela pretendia dirigir o negócio de produtos farmacêuticos após a cisão, dada sua experiência em saúde do consumidor, Walmsley comentou: "Eu sou um agente de mudança, sou um líder empresarial e estou muito animado com os novos planos."

'Novo GSK' com foco em vacinas, medicamentos especiais
A farmacêutica do Reino Unido observou que desde 2017, quando Walmsley assumiu como CEO, conseguiu 11 aprovações de produtos principais e dobrou o número de ativos na Fase III e registro para 22, enquanto produtos novos e especiais alcançaram £ 10 bilhões ($ 14 bilhões) nas vendas anuais. Entre agora e 2026, disse que a "Nova GSK" focada em vacinas e medicamentos especiais tem como meta um crescimento de vendas anual de mais de 5%, o que está amplamente em linha com as expectativas dos analistas, com lucros operacionais ajustados esperados para crescer mais de 10%. A perspectiva exclui contribuições da receita relacionada ao COVID-19.

As vacinas e medicamentos especializados - centrados nas quatro áreas principais de doenças infecciosas, HIV, oncologia e imunologia / respiratória - devem crescer para cerca de três quartos das vendas nos próximos cinco anos. Especificamente, espera-se que as vacinas apresentem ganhos percentuais de um dígito alto até 2026, enquanto as vendas de medicamentos especiais devem subir em uma porcentagem de dois dígitos nesse período. No momento, o pipeline inclui 20 vacinas e 42 medicamentos, e a empresa diz que está deixando a porta aberta para se aventurar fora de suas principais áreas de foco, para "onde há oportunidades de escala enraizadas na ciência imunológica e validação genética."

A GlaxoSmithKline observou que as mudanças em seu portfólio de vacinas e produtos farmacêuticos levaram a uma economia de custo anual de £ 500 milhões ($ 700 milhões), enquanto a receita do descarregamento de marcas não essenciais atingiu £ 1,4 bilhões ($ 2 bilhões). No entanto, a empresa diz que pode cortar outros £ 200 milhões ($ 280 milhões) de suas despesas anuais, por isso revisou sua meta de redução de custos de £ 800 milhões ($ 1,1 bilhão) para £ 1 bilhão ($ 1,4 bilhão). "Todos os programas de reestruturação serão concluídos em 2022 e nenhum outro grande programa de reestruturação está planejado", acrescentou.

Não é uma ruptura limpa com a saúde do consumidor
Enquanto isso, os acionistas da GlaxoSmithKline receberão ações do novo grupo de saúde ao consumidor no valor de pelo menos 80% da participação de 68% que a farmacêutica detém atualmente, com a Pfizer detendo os 32% restantes. A GlaxoSmithKline manterá até 20% do negócio de saúde ao consumidor como um investimento de curto prazo, que poderá então vender "em tempo hábil" para fortalecer o balanço patrimonial. Os analistas da Jefferies estimaram o valor da unidade de consumo em cerca de £ 45 bilhões ($ 63 bilhões), implicando que a participação de 68% da GlaxoSmithKline vale £ 30 bilhões ($ 42 bilhões), com receitas da venda de 20% provavelmente de £ 6 bilhões ($ 8) .

A empresa também está cortando seus dividendos para £ 0,55 em 2022, com o pagamento definido em £ 0,45 em 2023 após a divisão. Antes da cisão, a Nova GSK também deve receber um dividendo de até £ 8 bilhões ($ 11 bilhões) de saúde ao consumidor, com o diretor financeiro Iain Mackay dizendo que esse dividendo seria o componente "mais significativo" de seus planos para alcançar um balanço robusto para a empresa focada na indústria farmacêutica. A GlaxoSmithKline planeja fornecer uma "atualização abrangente" sobre as perspectivas do novo negócio de saúde ao consumidor no início de 2022.

Analistas do JP Morgan disseram "vemos que o fator positivo para o mercado hoje é um corte de dividendos menor do que o temido ; vemos o fator negativo ... sendo a venda de 20% da participação do consumidor, que diluirá a exposição dos acionistas da GlaxoSmithKline a este segmento, e que poderia ver algum valor indo para o coletor de impostos. " Os analistas acrescentaram que também "precisam entender como [a GlaxoSmithKline planeja] atingir sua ambiciosa meta de receita para 2031", particularmente à luz das perdas de patentes para o tratamento de HIV Tivicay (dolutegravir) em 2028 e 2029 nos Estados Unidos e na Europa.

Chris Beckett, chefe de pesquisa de ações da Quilter Cheviot, sugeriu que a "justificativa da GlaxoSmithKline para um investimento contínuo no negócio de consumo terá de ser explicada pelos executivos. Os investidores não apreciarão o excesso". Beckett indicou que a redefinição dos dividendos resulta em um corte de 31%, o que "dificilmente é uma boa notícia, mas não é inesperado."

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