10024323880?profile=RESIZE_710x

 

by Eloise McLennan | Pharmaphorum

 

Depois de garantir a aprovação da FDA para o Wegovy no ano passado, a Novo Nordisk está fortalecendo sua posição no espaço da obesidade por meio de uma colaboração com a EraCal Therapeutics.

Sob o plano de pesquisa conjunta, a gigante dinamarquesa trabalhará com a EraCal para identificar novos alvos de medicamentos relevantes para a regulação da ingestão de alimentos e fenótipos metabólicos adicionais.

Embora detalhes específicos da colaboração ainda não tenham sido divulgados, a EraCal confirmou que a dupla utilizará sua plataforma de descoberta de medicamentos fenotípicos para identificar possíveis alvos.

O comportamento controlado pelo sistema nervoso central, como a ingestão de alimentos, é notoriamente difícil de explorar in vitro. No entanto, esta pesquisa será conduzida em larvas de peixe-zebra, uma plataforma emergente de descoberta de drogas de vertebrados que ajudará os cientistas a obter informações sobre as vias de sinalização de novos alvos potenciais subjacentes ao controle da saúde metabólica.

“A plataforma zebrafish oferece uma oportunidade única para triagem fenotípica imparcial e de alto rendimento de peptídeos relevantes para humanos e bibliotecas de pequenas moléculas decorrentes de nossos esforços de descoberta de medicamentos na obesidade”, diz Kirsten Raun, vice-presidente científica de obesidade global e pesquisa de LD, Novo Nordisk A/S.

Fundada em 2018 como um spin-off da Universidade de Zurique e da Universidade de Harvard, a EraCal já está usando essa tecnologia para desenvolver um novo medicamento antiobesidade, chamado Era-379.

“A combinação da plataforma de triagem fenotípica da EraCal com a experiência da Novo Nordisk em peptídeos farmacêuticos e doenças metabólicas contribuirá para a descoberta de novos candidatos a medicamentos para o tratamento da obesidade”, disse Josua Jordi, CEO da EraCal. “Estamos entusiasmados em unir forças com a empresa farmacêutica líder mundial no espaço cardiometabólico e juntos liderar a inovação para transformar o padrão de atendimento.”

A parceria com a EraCal baseia-se no sucesso do medicamento para controle de peso crônico Wegovy (semaglutida) da Novo Nordisk, que foi aprovado pelo FDA em junho de 2021.

Garantir a aprovação do FDA foi um grande desenvolvimento para o espaço da obesidade, marcando a primeira aprovação de um medicamento para controle de peso a ser concedido pelo regulador desde 2014.

Originalmente aprovado para tratar diabetes, o medicamento funciona imitando um hormônio chamado peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1) que tem como alvo áreas do cérebro que regulam o apetite e a ingestão de alimentos. A dose do medicamento deve ser aumentada gradualmente ao longo de 16 a 20 semanas para 2,4 mg uma vez por semana para reduzir os efeitos colaterais gastrointestinais.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob