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A prevenção pode ser definida como tomar vitaminas e suplementos alimentares (VDS) regularmente para evitar doenças, e embora possa parecer uma reação ao coronavírus (COVID-19), tem sido uma tendência crescente dentro da indústria de saúde do consumidor por mais de uma década.

Consumidores de todo o mundo estão escolhendo ao contrário do balcão (OTC) opções preventivas em detrimento de produtos prescritos para o tratamento de uma doença existente.


Na América Latina, os consumidores ainda preferem principalmente analgésicos como acetaminofeno ou aspirina, mas as vendas para essas e outras opções de tratamento estão estagnadas desde 2011, seguindo uma tendência global em relação a vitaminas preventivas e suplementos alimentares. A crescente conscientização dos consumidores, as preferências locais por opções de ervas, barreiras de preços (para tratamentos), acessibilidade da farmácia e acesso à consulta médica são todos os principais fatores para o crescimento dentro de vitaminas e suplementos alimentares.


O COVID-19 adiciona urgência à demanda dos consumidores por medicamentos OTC preventivos. Os consumidores não estão apenas tentando prevenir o contágio, mas também fortalecer seus sistemas imunológicos de modo a gerenciar melhor o vírus no caso de serem infectados. A incerteza e o medo serão os condutores no consumo de produtos voltados à prevenção.

Os efeitos do COVID-19 na saúde do consumidor


Embora seja bastante cedo na disseminação do COVID-19, já está claro que o surto está causando um aumento no crescimento em categorias relevantes de saúde do consumidor, como tosse, remédios para gripe e resfriado e suplementos alimentares de imunidade. Em alguns países, já houve uma corrida desses produtos, o que provavelmente significará que haverá um limite para o crescimento a curto prazo, uma vez que a oferta é interrompida, e a escassez ocorre.

Os consumidores relatam alta satisfação com seus tratamentos atuais de resfriado e gripe, o que sugere que o COVID-19 empurrará os consumidores para os produtos que eles usam e confiam, em vez de experimentar alternativas desconhecidas.

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É interessante observar como os países da América Latina estão reagindo em relação às medidas preventivas. Os colombianos, por exemplo, não são consumidores regulares de vitaminas, pois sucos naturais de frutas estão prontamente disponíveis e fazem parte da cultura. Embora a pandemia tenha aumentado a conscientização sobre vitaminas e suplementos alimentares, os preços elevados, juntamente com uma crise econômica existente agravada pelo choque do petróleo, significa que as vendas não aumentaram significativamente. Os peruanos, por outro lado, são fãs estabelecidos de produtos proteicos de nutrição esportiva e acreditam que esses produtos impulsionarão seus sistemas imunológicos, por isso, estão, portanto, consumindo dentro desta categoria a taxas acima do esperado.

O aspecto da saúde mental da pandemia também deve desempenhar um papel significativo na saúde do consumidor. Ansiedade, estresse, problemas de sono e outros sintomas surgiram entre consumidores de todo o mundo. Como resultado, categorias como soníferos e remédios digestivos (especialmente anti-diarreia) eram esperadas para crescer. No entanto, as vendas de aparelhos para dormir diminuíram na Colômbia, como resultado do bloqueio nacional; a redução da atividade social até agora se traduziu em melhores hábitos de sono. No Peru, as vendas de remédios digestivos aumentaram, mas por uma razão totalmente diferente; as pessoas começaram a cozinhar comida em casa. A refeição mais tradicional é batata e arroz, os consumidores precisavam de laxantes em vez de remédios anti-diarreias.

Estocagem não afetará significativamente as vendas anuais


Embora o estoque durante os meses iniciais alarmantes parecesse anunciar um crescimento explosivo, a situação atual não deverá alterar significativamente a quebra da categoria de vendas na América Latina.

Os consumidores locais correram para comprar produtos OTC confiáveis como paracetamol e aspirina para tratamento futuro, além de probióticos e vitamina c como medida preventiva. Essas categorias experimentaram um crescimento recorde durante o primeiro e segundo trimestres, à medida que os consumidores viam o inverno iminente e o crescente contágio como forças a serem contadas.

No entanto, podemos esperar um cenário econômico deteriorado com taxa de crescimento negativa esperada para todos os países da região, com uma contração profunda de -6,1% no caso da Argentina e um caso mais otimista para o Chile de -4,3% de acordo com o painel macro-modelo da Euromonitor International. Isso foi agravado pelo choque do petróleo, que afetará fortemente países dependentes do petróleo, como Equador e Colômbia.

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Esse complexo cenário econômico aliado às limitações na distribuição e na oferta significa que qualquer crescimento causado inicialmente pelo estocagem não pode ser sustentado. Podemos esperar um desempenho mais moderado durante o segundo semestre do ano e uma repartição de vendas semelhante para produtos voltados à prevenção versus tratamento.


Além disso, o comportamento do consumidor desempenha um papel fundamental ao analisar o desempenho da categoria. Novos consumidores de vitaminas e suplementos alimentares podem se mostrar de curta duração, uma vez que novos hábitos relacionados ao autocuidado não são facilmente adaptados e a sensibilidade de preço característica da América Latina provavelmente beneficiará produtos mais acessíveis ou mesmo tratamentos populares tradicionais/à base de plantas. Outro ponto de interesse é a alta sensibilidade dos latino-americanos com notícias relacionadas à pandemia. Por exemplo, as vendas de ibuprofeno diminuíram no Chile após um reportagem que o Ministério da Saúde da França sugeriu que analgésicos anti-inflamatórios populares (como o ibuprofeno) poderiam piorar os efeitos do COVID-19.


As soluções preventivas têm, sem dúvida, visto um aumento nas vendas como resultado do COVID-19, com crescimento bem superior ao das categorias de tratamento, que terão crescimento plano em 2020. Os tratamentos, no entanto, continuarão a ser a opção preferida dos latino-americanos, durante e após a pandemia. A tendência de prevenção vai além das compras de OTC agora; significa maior conscientização dos consumidores na América Latina e mudanças de hábitos que podem ser mais propensas a persistir diante de uma pandemia global desenhada.

Fonte: Pharma Innovation

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