obama-e1589812349634-1.jpg?quality=70&strip=all&resize=420,280&profile=RESIZE_710x

Barack Obama: ex-presidente abriu as comemorações para formandos de 2020 (Getty Images/Getty Images for EIF & XQ/Getty Images)

O ex-presidente deixou três conselhos para jovens formandos de 2020, em meio à pandemia: "Não tenha medo, faça o que achar certo e construa uma comunidade"


Por Tamires Vitorio
Exame 
Publicado em: 18/05/2020

Por causa da pandemia do novo coronavírus, diversos eventos foram cancelados ao redor do mundo. As tão aguardadas formaturas, por causarem grandes aglomerações, também tiveram de se adaptar — algumas foram até canceladas, pelo menos por enquanto.

Siga o DikaJob: 

Youtube - Instagram - LinkedIn - Telegram - FaceBook

Nos Estados Unidos, é comum as universidades chamarem nomes ilustres para fazer discursos nas cerimônias de graduação de universidades. Apesar dos cancelamentos, o ex-presidente americano Barack Obama discursou novamente para os formandos e, em vez de um espaço lotado de estudantes de beca e famílias emocionadas, o Twitter foi a plataforma escolhida.

O discurso de Obama faz parte de um evento chamado Graduate Together: America Honors the High School Class of 2020, voltado para estudantes americanos que se formaram no ensino médio neste ano e não poderão participar dos eventos estudantis por causa da covid-19.

Obama, que abriu as celebrações, fez um discurso poderoso sobre as incertezas do futuro quando as pessoas saem da adolescência para a vida adulta — essas potencializadas pela pandemia.

“O que permanece verdadeiro é que sua formatura marca a passagem para a vida adulta — quando você começa a cuidar da própria vida. É quando você decide o que é importante para você: o tipo de carreira que você quer seguir. Com quem você quer construir uma família. Os valores que você quer ter. E, de olho na situação atual do mundo, isso pode ser um pouco assustador”, afirmou o ex-presidente.

Para ele, “a pandemia mexeu com o statu quo e expôs os problemas do nosso país — da desigualdade econômica às disparidades raciais, até a falta de saúde básica para quem precisa. Acordou várias pessoas jovens para o fato de que fazer as coisas do jeito antigo não vai funcionar; que não importa quanto dinheiro você tem se todo mundo ao seu redor está com fome e doente; e que nossa sociedade e nossa democracia apenas funcionam quando não pensamos em nós mesmos, mas um nos outros”.

VEJA TAMBÉM:

Obama acredita que essa geração de formandos “moldará o mundo” pós-coronavírus. “A pandemia também puxou a cortina para outra verdade dura, uma que a gente tem de aceitar quando nossa infância acaba. Todos aqueles adultos que você achava que estavam no poder e sabiam o que estavam fazendo? Acontece que eles não têm todas as respostas. Muitos nem estão fazendo as perguntas certas. Então, se o mundo vai melhorar, depende de vocês”, afirmou.

O ex-presidente deixou três conselhos para os jovens que se formaram neste ano.

“Primeiro, não tenha medo. A América já passou por tempos difíceis antes — escravidão, guerra civil, fome, doenças, a Grande Depressão e o 11 de Setembro. E todas as vezes nós saímos mais fortes, normalmente porque uma nova geração, pessoas jovens como vocês, aprendeu com os erros do passado e descobriu como deixar as coisas melhores”, disse.

“Segundo, faça o que você acha que é certo. Fazer o que parece bom, o que é conveniente, o que é fácil — é assim que as crianças pensam. Infelizmente, muitos adultos, incluindo alguns com títulos e trabalhos importantes, ainda pensam dessa forma — por isso as coisas estão como estão”, afirmou.

Em terceiro, para Obama, é importante que os jovens “construam uma comunidade” e que “se importem com os problemas dos outros”.

O evento também teve a participação da atriz Zendaya, do cantor Pharrell Williams, do ator Timothée Chalamet, da atriz e diretora Olivia Wilde e do comediante Kevin Hart, aconteceu no dia 16 e foi organizado em parceria com o XQ Institute, a Fundação LeBron James e o Entertainment Industry Foundation.

Grandes personalidades e celebridades já fizeram discursos de formatura memoráveis, como Sheryl Sandberg, do Facebook, e Steve Jobs, da Apple, em 2011. Recentemente, o casal de bilionários e filantropos Bill e Melinda Gates publicou um discurso de formatura no jornal Wall Street Journal.

Assista ao discurso completo de Barack Obama:

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob