Os novos medicamentos para o tratamento da obesidade

7UK726HH6VBMRLBTIFWKTKPXXU.jpg

FERNANDO HERNÁNDEZ / GETTY

 

Tratamentos que imitam hormônios que induzem uma sensação de sensação de estar cheio ajudaram pacientes obesos a alcançar perda significativa de peso, mas não são feitos para dietas em acidentes

 

by DANIEL MEDIAVILLA | El País

 

Nossos cérebros criam muitas ilusões, e nosso senso de liberdade pode ser uma dessas ilusões. Mas, diz o neurocientista Ignacio Morgado, é uma ilusão que nos ajuda a viver vidas melhores. "A liberdade inclui um senso de responsabilidade, que gera coesão social e promove a cooperação entre as pessoas", disse Morgado. É uma ilusão útil que também pode vitimizar algumas pessoas. Algumas das vítimas mais visíveis são pessoas com excesso de peso, que agora compõem 53,6% da população espanhola. No entanto, muitas pessoas, incluindo médicos, acham que pessoas com excesso de peso têm uma falha de caráter que as impede de sair do sofá e fazer algum exercício para uma melhor saúde.

Essa perspectiva sobre a obesidade como escolha de estilo de vida e não como doença, significa que "nunca houve qualquer investimento em drogas [anti-obesidade] na Espanha", segundo Cristóbal Morales, endocrinologista do Hospital Virgem de Macarena (Hospital Virgen Macarena), em Sevilha (Espanha), e membro da Sociedade Espanhola de Obesidade (Sociedad Española de Obesidad - SEEDO). No entanto, a relação entre excesso de peso e diabetes, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares é bem conhecida, e algumas drogas para ajudar pessoas muito obesas a perder peso já foram desenvolvidas.

Medicamentos para diabetes, como liraglutida e semaglutida administrados em doses mais altas, provaram ser eficazes para a perda de peso. Um estudo clínico publicado no New England Journal of Medicine em 2021 mostrou que a semaglutida resultou em uma perda média de peso de 15% em um grupo de quase 2.000 pacientes, e um terço do grupo de estudo perdeu mais de 20% de seu peso. A droga tem sido um sucesso tão grande nos Estados Unidos que seu fabricante, Novo Nordisk, rapidamente ficou sem fornecimento logo após seu uso para obesidade ser aprovado. O sistema nacional de saúde espanhol cobrirá o custo da liraglutida e da semaglutida quando usado para tratar diabetes, mas não para obesidade.

Essas drogas imitam incretinas, os hormônios produzidos pelo nosso corpo quando comemos. "São análogos que são artificialmente modificados para durar mais tempo no corpo", disse Guadalupe Sabio, que pesquisa as causas biológicas de doenças como a obesidade no Centro Nacional de Pesquisa Cardiovascular (CNIC), em Madri. Eles também estimulam a produção de insulina pelo pâncreas e reduzem os níveis de glicose no sangue, o que os torna úteis para o tratamento do diabetes. À medida que regulam o que acontece no corpo quando os alimentos são ingeridos, essas drogas "também reduzem o apetite, prolongam a saciedade [a sensação de plenitude], e aumentam a taxa metabólica basal [a quantidade de energia consumida por um corpo em repouso], aumentando assim a termogênese [processo de produção de calor corporal]", disse Sabio.

"Uma vez que a eficácia desse tipo de droga seja amplamente reconhecida", disse Morales, "muitas empresas farmacêuticas desenvolverão e testarão seus próprios produtos, e a oferta global aumentará". A última droga deste tipo aprovada nos EUA para o tratamento do diabetes é a tirzepatida, fabricada pela Eli Lilly and Company, que também buscará aprovação para seu uso no tratamento da obesidade. "É tão poderoso que metade dos pacientes que o usam praticamente entram em remissão do diabetes", disse Morales. Administrado em doses mais altas, o produto de Lilly provou ser surpreendentemente eficaz no combate à obesidade. Um estudo recente publicado no New England Journal of Medicine, descobriu que resultou em uma perda média de peso de 22,5%, que pode chegar a 55 quilos em alguns pacientes.

O sucesso dessas drogas faz com que alguns especialistas perguntem se podem coincidir com os resultados de procedimentos de perda de peso, como cirurgia bariátrica e colocação de balão intragástrico. "Não acho que esses medicamentos suplantem totalmente a cirurgia, mas podem ser um tratamento alternativo para algumas condições de sobrepeso", disse Carolina Perdomo, especialista em endocrinologia e nutrição do Hospital Universitário de Navarra, em Pamplona (Espanha). "Algumas pessoas precisam perder peso antes da cirurgia, então essas drogas podem servir como uma terapia de ponte que antecede o procedimento cirúrgico", disse ela.

Rubén Nogueiras, pesquisador da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), acredita que essas drogas podem ser usadas para tratar a obesidade continuamente, da mesma forma que são usadas para tratar diabetes. "A obesidade é uma doença crônica, então seria de esperar que a terapia medicamentosa também seja crônica." Isso levanta a questão de possíveis efeitos colaterais do uso a longo prazo, mas Nogueiras não considera isso provável. "O efeito colateral mais comum é a náusea durante as duas primeiras semanas de tratamento, mas a maioria dos pacientes lida bem com a droga depois disso. Até agora, não foram encontrados grandes efeitos colaterais do uso a longo prazo durante os extensos ensaios clínicos que foram realizados", disse Nogueiras. "Essas [drogas] são compostos que estimulam caminhos normais em nosso corpo, então os efeitos colaterais são mínimos. Se um semaglutida retardar a digestão e fizer com que os alimentos permaneçam no estômago por mais tempo, algum desconforto digestivo pode ocorrer, mas nada mais", disse Guadalupe Sabio.

 

Decepções dietéticas

Um número significativo de pessoas faz dieta regular (cerca de 20% da população espanhola, de acordo com algumas pesquisas), e não consegue fazer as principais dietas na mesma taxa (cerca de 80% segundo a SEEDO). Drogas anti-obesidade podem se tornar um sucesso comercial instantâneo se não pelo seu alto preço, que pode custar centenas de dólares por mês. Se não for coberto por planos privados de saúde ou sistemas nacionais de saúde, o custo pode ser um obstáculo intransponível para a maioria das pessoas. No entanto, especialistas alertam que esses medicamentos são indicados para pessoas que foram diagnosticadas com obesidade crônica, e não são destinados para aqueles que só querem emagrecer um pouco para olhar bem na praia. No estudo que testou o tirzepatida para tratar a obesidade, o peso médio dos participantes foi de 230 quilos, e seu índice médio de massa corporal (IMC) foi de 38 [peso dividido por altura em metros quadrados. Um indivíduo com IMC acima de 25 é considerado acima do peso. Um IMC acima de 30 indica obesidade]. Em alguns países como o Brasil, diz Cristóbal Morales, "a venda de drogas para a perda de peso é enorme". Ele alerta para a proibição de "banalizar a obesidade e tratá-la como um problema estético quando são necessárias intervenções abrangentes de estilo de vida".

A obesidade começa no útero materno e se entrincheira através de hábitos desenvolvidos durante a primeira infância. Agrava ainda mais a grande oferta de alimentos não saudáveis disponíveis nos supermercados e estilos de vida sedentários provocados pelas mudanças sociais e tecnológicas. Fernando Fernández Aranda, chefe de pesquisa do Instituto de Pesquisa Biomédica Bellvitge (IDIBELL), em Barcelona (Espanha), e também chefe da unidade de distúrbios alimentares do Bellvitge University Hospital, é especialista nos aspectos psicológicos dos transtornos alimentares. Ele acredita que esse tipo de droga pode ser "usada para complementar hábitos saudáveis, exercícios e apoio psicológico, mas não é uma solução mágica". Fernández diz que a obesidade é uma questão complexa, e "para os indivíduos, especialmente as mulheres, que sofreram negligência ou estresse emocional significativos durante a infância ou adolescência, isso pode afetar seu comportamento alimentar".

Azucena García Palacios, professora de psicologia da Universidade Jaume I em Castellón (Espanha) e membro do Centro espanhol de Pesquisa Biomédica em Fisiopatologia da Obesidade e Nutrição diz que "perder peso não é difícil – mantê-lo fora é a parte difícil". Pessoas equipadas com balões intragástricos às vezes não conseguem manter sua perda de peso, o que também pode acontecer com tratamentos farmacológicos. García diz que essas drogas "não devem ser vendidas como panaceias. Estudos sistemáticos têm mostrado que pessoas com problemas psicológicos anteriores têm uma taxa de sucesso muito menor após uma colocação de balão intragástrico." Ela diz que "as pessoas obesas têm mais problemas de saúde mental", e o tratamento psicológico é uma forma de apoio para as pessoas que precisam perder peso devido a um problema médico. Para que funcione, as circunstâncias individuais de cada paciente devem ser avaliadas. "Quando queremos que as pessoas se exercitem, sabemos que se a atividade não está ligada a algo significativo para o paciente, é difícil manter a rotina de exercícios ao longo do tempo, por isso trabalhamos para criar esse vínculo", disse García. "Para tratar a compulsão alimentar, temos que olhar para as emoções que levam à compulsão alimentar. Pode ser uma sensação de rejeição ou talvez seja apenas um hábito. Mas a compulsão alimentar pode estar associada a um problema diagnóstico, como o transtorno depressivo grave. Temos que ver o olhar para as vulnerabilidades do indivíduo e ver para onde elas levam para que possamos decidir como vamos agir em cada caso", disse ela.

Os resultados surpreendentemente positivos dos novos medicamentos antiobesidade são, segundo os especialistas, boas notícias para pessoas com sérios problemas de saúde causados pelo excesso de peso. Mas antes de serem tratados com esses medicamentos, as seguradoras privadas de saúde e os sistemas nacionais de saúde devem primeiro reconhecer que a obesidade é uma doença. Isso já aconteceu no Reino Unido. O próximo passo seria que o custo desses medicamentos seja coberto pelos planos de saúde e pelos sistemas nacionais de saúde. Mas por enquanto, quem quer perder alguns quilos para caber em um vestido de noiva não deve pensar nesse tipo de solução. No entanto, a popularidade de procedimentos estéticos como a lipoaspiração deixa pouca dúvida de que algumas pessoas vão querer essas drogas para uma solução rápida. Mas há tantas pessoas que estão acima do peso ou obesas, há pouca chance de encontrar uma solução sem uma estratégia global. Essa estratégia deve abordar todos os aspectos do problema, desde a compreensão completa dos mecanismos mais básicos da condição, até o desafio dos aspectos sociais e econômicos de um modo de vida que leva a um número cada vez maior de pessoas vulneráveis a uma das principais doenças do mundo moderno.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob