9849488889?profile=original

Ação tem o objetivo de levar informação e conscientização à população sobre a doença 

O Dia Mundial do Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro, atenta para a importância da conscientização sobre o diagnóstico precoce e tratamento correto da doença, que já é considerada uma epidemia global de acordo com a OMS¹. Pensando nisso, a AstraZeneca, biofarmacêutica global, iniciou o projeto "Educação em diabetes Tipo 2 – uma experiência no teatro", que desde 2016 tem o objetivo de retratar os desafios no tratamento, passando por todas as etapas da doença, desde o diagnóstico às principais sensações do paciente que convive com essa condição, em formato de peça de teatro.

O projeto é coordenado por colaboradores da AstraZeneca e em 2017 já foi realizado em cidades das regiões sul, sudeste, nordeste e centro-oeste, impactando mais de 900 pessoas. Ainda em novembro, devem ocorrer mais seis apresentações em instituições como Associação Paulista de Medicina, Projeto Social Dom Bosco e também no XXI Congresso da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes).

Segundo o Dr. Marcelo Horácio, Diretor Médico da AstraZeneca Brasil, um dos méritos desse projeto é seu poder de envolver os espectadores, que incluem pacientes, familiares e acompanhantes, fazendo com que as pessoas se sintam à vontade para participar, aprender e fazer perguntas sobre a doença e falar sobre o assunto. "A AstraZeneca vem fazendo um trabalho de destaque sobre o diabetes tipo 2. O formato da peça, interativo e de fácil entendimento, é fundamental para a educação dos pacientes, que muitas vezes relutam em aderir ao tratamento.

O compromisso da companhia com os pacientes com Diabetes Tipo 2 vai além da sensibilização direta com os pacientes, é o caso do projeto Early Action in Diabetes, uma iniciativa global que pretende servir de modelo para ações de urgência e emergência no controle mundial da doença com base em quatro pilares: prevenção, diagnóstico precoce, controle e acesso ao tratamento correto.

Para direcionar as ações propostas, foi elaborada a "Declaração de Berlim", que tem a participação de 30 países e está nas mãos das autoridades locais para que se coloquem em prática os pontos destacados no Early Action in Diabetes. "Com nossos esforços em Diabetes, conseguimos abranger toda o ciclo da doença, com ações que vão desde a prevenção e controle da epidemia global, até o engajamento do paciente com o autocuidado, por meio da adesão correta ao tratamento", completou Horácio.

O diabetes afeta 14,3 milhões de pessoas apenas no Brasil, segundo a Federação Internacional de Diabetes. Prevê-se que até 2040 o número total de pessoas diagnosticadas com a doença no mundo chegará a 642 milhões – 10,4% da população mundial – elevando os custos dos sistemas de saúde para US$ 673 bilhões¹.

Agenda:

11/11 - Santos/SP - SESC Santos - R. Conselheiro Ribas, 136, Aparecida, Santos/SP. Início: 11h00

12/11 - Campinas/SP - Parque Ecológico Dom Bosco – Av. Comendador Emílio Pieri, Vida Nova, Campinas/SP. Início: 10h30

12/11 - Blumenau/SC - Igreja da Matriz – Catedral São Paulo Apóstolo – Rua Quinze de Novembro, s/n, Centro, Blumenau/SC. Início: 08h50

16/11 - São Paulo/SP - Apresentação dentro do Congresso Brasileiro de Diabetes - restrita a participantes do evento.

22/11 - Fortaleza/CE - Auditório do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão - Dois horários: 09h00 e 15h00.

Referências:

¹Global Report on diabetes, World Health Organization, 2016.

²International Diabetes Federation, IDF Diabetes Atlas, Seventh Edition, 2015.

Sobre o Early Action in Diabetes

A iniciativa Early Action in Diabetes – um trabalho de colaboração plurianual, envolvendo vários interessados, teve início em 2015, promovida e financiada pela AstraZeneca, em parceria com a World Heart Federation e Primary Care Diabetes Europe. O objetivo foi o de promover medidas locais tangíveis, a fim de implementar políticas centradas nos quatro pilares do Early Action: Prevenção, Diagnóstico Precoce, Controle e Acesso ao Tratamento correto.

Em 2016, especialistas internacionais ofereceram-se como voluntários para participar dos quatro Grupos Internacionais de Trabalho, cada um com a tarefa de analisar as últimas melhores práticas na formulação de políticas em cada uma dessas quatro áreas e consolidar esses resultados em um único documento, a Declaração de Berlim, cuja missão é ajudar os países a ajustar o seu foco nas políticas que provavelmente trarão benefícios às suas populações, oferecendo apoio para avaliação do progresso e atuando como catalisadores internacionais da mudança que busca uma verdadeira transformação da vida das pessoas.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob