Veja 6 dicas para ter um coração saudável

G1

Jornalista: Indefinido

15/01/20 - Você sabia que aqueles fatores de risco clássicos – hipertensa?o, colesterol alto, obesidade, sedentarismo, tabagismo, diabetes e histo?rico familiar – podem aumentar a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares? A diretora da Sociedade Brasileira de Cardiologia Gláucia Moraes de Oliveira garante que, para cuidar deste importante órgão, o segredo está na rotina, com a adoção de hábitos saudáveis e preventivos.

A especialista separou seis dicas para ter um coração mais saudável. Confira.

1 - Faça uma avaliação médica anual

Um evento cardiovascular pode ser infarto, acidente vascular cerebral (AVC) ou até a morte. Uma avaliação anual vai permitir que você saiba se tem maior predisposic?a?o a esse tipo de problema, o que permitirá a adoção de medidas de prevenção. É importante também, a cada 12 meses, uma avaliação de seus níveis de colesterol e triglicerídeos, além da análise médica da presença de diabetes ou de síndrome metabólica.

2 - Mantenha um peso adequado

A obesidade e o sobrepeso costumam estar entre os fatores principais de doenças cardiovasculares. Esses problemas aumentaram nas últimas décadas: o percentual mundial de homens acima do peso ideal cresceu de 28,8% para 36,9% entre 1980 e 2013. A situação das mulheres é ainda mais preocupante: nesse período, esse número subiu de 29,8% para 38%.

3 - Cheque sua pressão arterial com o médico anualmente

De acordo com a especialista, a hipertensäo arterial e? a doenc?a cro?nica mais prevalente em todo o mundo, afetando um terço da população adulta. Medir a pressão arterial com frequência é fundamental, porque a doença é assintomática. "Isso dificulta muito a adesa?o a cuidados", explica.

4 - Mantenha uma dieta adequada

O consumo exagerado de sal e hábitos alimentares inadequados afetam diretamente a saúde do coração. Por isso, os médicos recomendam uma alimentação equilibrada como uma das principais receitas para uma manter uma boa saúde cardiovascular. "Diversos estudos observacionais encontraram forte associac?a?o entre o consumo de gra?os, frutas e hortalic?as, alimentos ricos em vitaminas e minerais e menor risco para doenças cardiovasculares, como infarto do mioca?rdio", conta a especialista.

5 - Abandone o cigarro

Fumar provoca o aparecimento de doenc?as cro?nicas, que ira?o se manifestar em torno de 30 anos apo?s o ini?cio de seu consumo regular. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, quase 6 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência do tabaco. Pelo menos 600 mil são fumantes passivos, ou seja, convivem com fumantes. As perspectivas são de que esse número possa chegar a 8 milhões até 2030.

6 - Pratique exercícios físicos regularmente

De acordo com a especialista, o sedentarismo tem estreita ligação com mortes por doença venosa crônica (DVC). "O incremento da atividade fi?sica se relaciona com ganho de sau?de, melhor qualidade de vida e maior expectativa de vida. É de fundamental importa?ncia priorizar um forte combate ao sedentarismo", afirma Gláucia.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob