gettyimages-1141237488-e1589915337652.jpg?profile=RESIZE_710x

Estratégia de negócios (OstapenkoOlena/Getty Images)

Executivo com 20 anos de experiência em inovação fala sobre o papel do RH na área durante conferência da HR.Rocks


Por Luísa Granato

Exame

“Não inovar é uma irresponsabilidade”, afirmou Eduardo Albuquerque, cofundador da Conquer Labs, braço de inovação da Escola Conquer, durante a conferência HR.Rocks.

Siga o DikaJob

Youtube - Instagram - LinkedIn - Telegram - FaceBook

O executivo tem 20 anos de experiência em inovação e já liderou projetos na Sanofi, Philips e Natura. Ele também viveu 6 meses no Vale do Silício, estudando e experienciando a cultura de inovação.

Albuquerque citou grandes empresas que deixaram de olhar para seus produtos de forma inovadora e ficaram perdidos no tempo, como os celulares da Blackberry e seus pequenos teclados na era do iPhone, ou a Blockbuster com a devolução de fitas “rebobinadas” diante da revolução do streaming.

Segundo ele, esse é o primeiro grande desafio das empresas diante de choques com a nova cultura digital do mundo: deixar de empurrar suas soluções para o público e começar a solucionar problemas do mundo.

“E hoje estamos vivendo um monte de choques. O mundo da educação está se chocando, o mundo financeiro, da saúde… Todos no Brasil estão se chocando”, fala ele sobre o contexto atual da pandemia do novo coronavírus.

Para superar esses choques e encontrar boas soluções, ela acredita que não nos falta tecnologia, mas existe uma barreira cultural que dificulta que as empresas encontrem essas saídas com agilidade.

“Nos falta adaptar o comportamento das pessoas e das empresas”, disse ele.

Albuquerque listou as competências e desafios principais que os negócios deveriam focar para transformar a mentalidade e se inserir no mundo digital.

Além da solução de problemas reais, ele fala que as empresas precisam se adequar a um modelo descentralizado de inovação, à necessidade acelerada de desenvolver novos conhecimentos, às metodologias ágeis para execução rápida de projetos e exigência de estruturas hierárquicas mais flexíveis.

Para lidar com esses cinco desafios, ele recomenda que quatro competências podem ser cultivadas nas empresas para mudar a mentalidade dos colaboradores e dar ferramentas a eles para lidar com cenários incertos e mutáveis. São:

  • Empatia
  • Colaboração
  • Adaptabilidade
  • Vulnerabilidade


A palestra completa está disponível de graça e online para quem se cadastrar no evento da HR.Rocks! pelo site. A conferência começou nesta terça-feira e vai até a quinta-feira, dia 21.

A programação traz grandes executivos e especialistas da área de Recursos Humanos, que apresentam novas ideias, tendências e soluções reais de negócios.

Com parceria da EXAME, cada dia terá o fechamento com palestra ao vivo, às 20h, com a Cia de Talentos e o CEO da Qulture.Rocks, Francisco S. Homem de Mello.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Joni Mengaldo

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob