America-Latina-farma.jpeg

Com faturamento de US$ 70,3 bilhões nos últimos 12 meses até agosto, o varejo farmacêutico da América cresceu 6,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. E embora tenha, em dólares, um incremento bem inferior ao de países como Argentina, Chile e México, o Brasil já responde por 60% desse mercado. Os dados são da Close-Up International.

As farmácias brasileiras estão bem à frente do México, cujas vendas representam 16,7% do total da região. Na terceira posição do ranking, a Argentina foi a que mais avançou, com 17,5% de evolução em dólares e 62,6% se considerada a moeda local. Mas chama a atenção o preço médio do medicamento aplicado por nossos vizinhos – US$ 11, contra US$ 6 da média do continente.

País Importância em vendas US$ Crescimento em US$ Crescimento em moeda local
Brasil 59,9% 2% 19,4%
México 16,7% 17,3% 16,2%
Argentina 8,7% 17,5% 62,6%
Colômbia 4,2% 4,1% 12,5%
Peru 3,2% -1,8% 7,5%
Equador 3,2% 9,2% 9,2%
Chile 2,4% 24,5% 17,2%
Bolívia 0,7% 14,7% 14,7%
Uruguai 0,5% 18,8% 22,3%
Paraguai 0,4% 0,9%

9,3%

O preço, aliás, é o principal motor do crescimento do varejo farmacêutico latino-americano e levou o setor a uma alta de 3,6% no período. “Porém, os novos PDVs contribuíram com apenas 0,5% do aumento total, o que coloca em xeque a eficiência dessa estratégia”, avalia Paulo Paiva, vice-presidente Latam da consultoria.

 

Fonte Panorama Farmacêutico

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob