Câmara retoma debate sobre MIPs em supermercados

destaque-10-1024x536-1.jpg

Voltam à tona as discussões sobre a tentativa de venda de medicamentos em supermercados. A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados avalia na próxima segunda-feira, dia 18, a proposta que autoriza esses estabelecimentos e similares a comercializar MIPs.

O Projeto de Lei 1774/19 é de autoria do deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO) e a sugestão para a realização do debate partiu da parlamentar Adriana Ventura (Novo-SP), que é a relatora da proposta.

A Câmara convidou para o evento os presidentes do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João; e do conselho consultivo da Abimip, Jorge Raimundo. Também devem estar presentes representantes da Anvisa, do Ministério da Saúde, da Abras e da Abrafarma.

Segundo a Agência Câmara de Notícias, o debate terá início às 14h30 e a população poderá assistir ao vivo e enviar perguntas aos convidados, pela página

https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2376

Histórico de tentativas frustradas

Mesmo depois de o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir pela proibição definitiva dos MIPs em supermercados, em 2004, o Parlamento insiste em reverter esse cenário. Em 2009, o deputado Sandro Mabel tentou autorizar novamente a liberação por meio da MP 549/11, mas esta foi rejeitada na Câmara dos Deputados e vetada em 2012 por Dilma Rousseff.

Em fevereiro de 2018, o PL 9.482/2018, de Ronaldo Martins (PRB-CE), foi encaminhado para a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). No entanto, saiu da pauta pelo fato de o parlamentar não ter sido reeleito. O então presidente Michel Temer sinalizou apoio à iniciativa depois de analisar um pedido da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para agilizar a votação. Em junho de 2019, foi a vez de o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) sugerir a alteração da Lei 5.991/73. Uma das alegações foi baseada justamente em um encontro com executivos da entidade supermercadista.

A Câmara Municipal de São Paulo ensaiou um movimento similar no ano passado, mas no fim aprovou um projeto do vereador Gilberto Natalini (PV-SP) para vetar os remédios isentos de prescrição não apenas em supermercados, como também em bares, lanchonetes, hotéis e restaurantes.

Fonte Panorama Farmacêutico

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob