COLUNA DIKAJOB - COMO SER MENOS ANSIOSO?

Colunista: Jéssica Araújo

COMO SER MENOS ANSIOSO?

9849656696?profile=originalDiante de algumas situações em que temos um objetivo a atingir desencadeamos uma sensação fisiológica chamada ansiedade. Do ponto de vista fisiológico a ansiedade é um estado de funcionamento cerebral em que ocorre ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), acarretando sintomas neurovegetativos, tais como insônia, taquicardia, palidez, aumento da perspiração, tensão muscular, tremor, tontura, desordens intestinais, entre outros. Mas, é possível controlar esse sintoma ou ainda evitar que ele aconteça para que possamos passar pela espera de atingir um objetivo de maneira mais racional?

Pensa aqui comigo: estamos falando, portanto, de controle. Costumo dizer que só controlamos aquilo que conhecemos. E você precisa conhecer o que aflige seus sentidos. Se você tem uma entrevista marcada por exemplo, você precisa entender todo o possível sobre a empresa, seu posicionamento no mercado, mas, precisa entender cada item de expectativa que a empresa tem com esta vaga.

Siga o DikaJob

YouTube - Instagram - LinkedIn - Telegram - Facebook

E se preparar para atender com sua experiência cada um desses itens. Mas, Jéssica e se eu não tiver qualificações para isso? Bom, a primeira coisa é ter em mente se candidatar para vagas em que você tem a maioria dos requisitos que a empresa pede e para aqueles que você ainda não tem, faça uma associação de algo similar e que pode sustentar sua argumentação. Quanto mais você se prepara, mais você cria repertório para controlar a sua apresentação e mais seguro, a ansiedade diminui.

Esse preparo para as situações serve para a vida em todas suas vertentes: uma apresentação no trabalho, um teste ou uma prova, falar em público (esse tema terá um texto especial e direcionado, aguardem!), uma DR com o parceiro. Sim, até uma DR. Você precisa estar preparado para não deixar a tal da ansiedade tomar conta e tirar sua ponderação e racionalidade.

Nem sempre claro, você tem tempo para se preparar. Nessas horas, deixe a ansiedade vir, sinta e converse com ela como se ela fosse um amigo próximo, respire fundo, fale pausadamente, ouça suas próprias palavras, se concentre. Não é esse tipo de atenção que damos a um amigo? Pois então, não fuja. Cada situação é um grande aprendizado e você vai aprendendo como controlar suas reações diante de cada uma delas e colecionando cada vez melhores resultados. Qualquer coisa pode ser treinada, inclusive e principalmente e essencialmente sua mente.

Referência: Mecanismo da Ansiedade

___________________________________________________________

Sobre a autora

 

Jéssica Araújo é técnica em nutrição, farmacêutica e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Também atua em Educação e Treinamento na Abbott Farmacêutica, com passagens pela Catarinense Pharma, Pfizer, Libbs e EMS

OUTROS ARTIGOS DA AUTORA VEJA AQUI

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob