Coluna DikaJob - Saber ao que recorrer

Colunista: Jéssica Araújo

Na busca de desenvolvimento pessoal e profissional, você sabe ao que recorrer?

9849656696?profile=originalNesse primeiro artigo que começo a conversar com você, gostaria de iniciar esclarecendo pontos importantes para que você direcione sua vida e carreira.

Muitas pessoas tendem a buscar alternativas para encontrar soluções para sua vida pessoal e profissional e diversas vezes não sabem ao que recorrer, que ferramentas, de que tipo de profissionais gostariam de ter auxílio e apoio.

Então, para esclarecer essas dúvidas, vamos juntos definir os principais métodos atuais e que mais são falados hoje:

Coaching: o coaching é um processo de desenvolvimento pessoal ou profissional onde o “coach” (quem aplica o processo) auxilia o “coachee” (quem recebe o processo) a chegar em seus objetivos partindo do tempo presente para o futuro ou resultado que se quer atingir onde o coachee aprende com sua própria reflexão e experiência.

Siga o DikaJob: 

Youtube - Instagram - LinkedIn - Telegram - FaceBook

Mentoring: o processo de mentoring tem um cunho muito mais voltado a carreira e o mentor (aquele que conduz o processo) exemplifica para o mentee (aquele que está recebendo o processo) alguns pontos de conhecimento já vividos e que podem servir de base para que o mentee se desenvolva.

Terapia: profissionais de saúde como psicólogos, terapeutas utilizam essa ferramenta para tratar assuntos relacionados a saúde emocional, relacionando o passado com o presente e buscando auxiliar ao paciente descobrir os porquês de como vem agindo para adequar seus comportamentos futuros e suas expectativas.

Aconselhamento: esse processo tem foco em auxiliar as pessoas a lidarem com questões pessoais, como agir em certas ocasiões e ponderar os resultados.

Treinamento: esse processo envolve pontos relacionados a aprendizagem que alguma pessoa precisa obter.

Vamos exemplificar: se você precisa aprender um novo idioma, são cursos de treinamento que você precisa. Mas, se você tem preguiça para começar, o coaching pode te ajudar antes do curso. Se você tem algumas questões do passado, traumas que te impedem de seguir adiante é com a terapia que você precisa iniciar. Aquele conselho que pedimos para um amigo muitas vezes é o processo de aconselhamento que ocorre.

Veja que eles podem coexistir, claro! Você fazer um ou mais processos ao mesmo tempo se achar necessário.

É aí que está o “X” da questão. Saber direcionar os seus pontos de desenvolvimento, suas dificuldades, suas frustrações e traumas enfim, suas ambições, é fundamental para atingir os resultados desejados. E o profissional atento a isso, deve te direcionar mesmo que para isso ele tenha que abdicar de você no momento. Por isso, fique atento e busque o melhor para você!

Até a próxima!

Ref: MATTA, Villela da. Personal e Professional Coaching: Livro de metodologia. Rio de Janeiro: SBCoaching, 2012;

https://administradores.com.br/artigos/diferenca-entre-aconselhamento-coaching-mentoring-consultoria-terapia-e-treinamento

___________________________________________________________

Sobre a autora

 

Jéssica Araújo é técnica em nutrição, farmacêutica e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Também atua em Educação e Treinamento na Abbott Farmacêutica, com passagens pela Catarinense Pharma, Pfizer, Libbs e EMS

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob