COLUNISTA DIKAJOB - SENTIMENTOS: ESCONDER OU NÃO, EIS A QUESTÃO!

Colunista: Jéssica Araújo

SENTIMENTOS: ESCONDER OU NÃO, EIS A QUESTÃO!

9849679081?profile=originalVocê já se deparou com uma situação na sua vida em que você tenha passado por uma perda, um rompimento, um fechamento de ciclo e alguém te disse isso: “não fique assim, você não pode ficar nessa tristeza! Procure algo para distrair sua mente! ”

Está errado? Claro que não. As pessoas que se importam conosco tem a tendência de querer nos tirar dessa zona de sofrimento pelo nosso bem, com uma boa intenção, mas, é preciso ter em mente uma questão muito importante: a gente só controla aquilo que conhece e, para conduzir um sentimento você precisa senti-lo, saber do que ele é feito, de onde vem, quais são seus gatilhos e porquê ele acontece.

Independente da sua religião e crença, há uma passagem muito interessante na bíblia que diz: “Tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer e tempo de morrer. Tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou. Tempo de matar e tempo de curar. Tempo de derrubar e tempo de edificar. Tempo de chorar e tempo de rir. Tempo de prantear e tempo de dançar...” (Eclesiastes – Capítulo 3, versículos 1 a 17). Veja como faz sentido. Você precisa de tempo, do seu tempo.

Fugir dos sentimentos com a desculpa de enfrentar a situação, de ser resiliente, de ser forte pode não ser o melhor caminho. Cada um tem o seu, claro, mas, você precisa planejar até isso em sua vida. Se pergunte: o que eu preciso para superar essa situação, quais são minhas válvulas de escape? E mais do que tudo, qual o meu prazo para que eu supere essa situação? O prazo de duração desse “sofrimento” é muito importante para não caminhar para estados depressivos.

Quando você faz esse exercício de forma constante, você se prepara para as situações e sentimentos que são constantes em sua vida porque é um fato que, os sentimentos vêm e vão o tempo todo, se repetem durante a vida e quanto melhor preparado você vai ficando, mais rápido você vai superando, não somente evitando.

Muitas pessoas estão se deparando com isso agora nessa pandemia. Se deparando com sentimentos que nunca foram vistos de frente antes e muitos rompimentos e desgastes estão ocorrendo. Portanto, aproveitemos esse momento para começar esse exercício de autoconhecimento e nos lapidar para situações futuras evitando assim desconhecer como lidar com nós mesmos já que, a responsabilidade por nós mesmos é nossa, só nossa.

___________________________________________________________

Sobre a autora

 

Jéssica Araújo é técnica em nutrição, farmacêutica e coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Também atua em Educação e Treinamento na Abbott Farmacêutica, com passagens pela Catarinense Pharma, Pfizer, Libbs e EMS

OUTROS ARTIGOS DA AUTORA VEJA AQUI

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob