Contato direto com pacientes orienta atuação de negócios

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O Estado de S.Paulo

30/09/20 - Ainda que pequenos negócios fiquem à margem da indústria farmacêutica quando o assunto é medicamento, o tratamento de pacientes a partir de cannabis medicinal também gera oportunidades para PMEs. O Centro de Excelência Canabinoide (CEC) – também acelerado por The Green Hub – foi criado em 2018 em quatro frentes: criação de conteúdo relacionado à cannabis para leigos, formação educacional para médicos e profissionais da saúde, publicações científicas e assistência médica.

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A startup deu origem a uma clínica, que foi inaugurada em junho em São Paulo e fornece consultas, prescrição de medicamentos à base de cannabis, acompanhamento do processo de autorização de compra pela Anvisa e análise durante o uso.


“Quem nos procura, geralmente, são pacientes que têm enfermidades como Alzheimer, epilepsia, autismo, Parkinson, ansiedade e depressão. São pessoas que já tentaram de tudo.
Os produtos à base de cannabis não curam, mas ajudam no controle da dor e na socialização, melhorando a qualidade de vida”, afirma Marcelo Sarro, CEO do CEC. “Há também um outro grupo de pacientes que não procuram necessariamente por uma doença, mas para regular o sistema endocanabinóide e melhorar a qualidade de vida, em relação a estresse, concentração e desempenho.”

 

A clínica tem capacidade para atender até 350 pacientes por mês e, segundo o CEO, a meta é atingir esse número em até dois meses. Em outubro, o negócio irá crescer com mais duas novas unidades no Espírito Santo.


Também no setor medicinal, a Dr. Cannabis surgiu da vontade de Viviane Sedola em criar um negócio de impacto social.


Em 2018, a empresa começou a produzir conteúdos para médicos e pacientes, mas a demanda por profissionais que prescrevem medicamentos à base de cannabis fez com que a empreendedora automatizasse o sistema. “Hoje a plataforma conecta médicos e pacientes por patologia e geolocalização.

O paciente consegue ver detalhes sobre o médico, valores e até agendar consulta por telemedicina”, explica Viviane. “Mesmo um médico que nunca prescreveu medicamento à base de cannabis consegue preencher a prescrição pela plataforma em menos de cinco minutos. Por ela, o paciente recebe a solicitação para pedir autorização à Anvisa e, uma vez autorizado, a gente o apresenta à marca prescrita, cujas procedência e qualidade nós já testamos.”

 

A Dr. Cannabis tem cerca de 3 mil médicos registrados e 30 mil pessoas buscando tratamento.
Em fase de tração, a empresa iniciou uma segunda rodada de captação via crowdfunding até o dia 7 de outubro. A meta é arrecadar R$2 milhões.

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