Butantan: Coronavac tem eficácia global de 50,38% em testes no Brasil e pode minimizar pressão sobre o SUS | Atualidade | EL PAÍS Brasil

O Estado de S.Paulo 
Jornalista: Priscila Mengue

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está apurando a suspeita de que lotes da vacina Coronavac tenham sido entregues entre março e abril com quantidade inferior à informada. Quase a totalidade das denúncias se refere ao imunizante fornecido pelo Instituto Butantan, mas também há relatos envolvendo o desenvolvido pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca. A situação foi relatada por governos, prefeituras e secretarias de Saúde de ao menos 15 Estados e do Distrito Federal.

O caso também é investigado pelo Ministério Público do Paraná. O Instituto Butantan atribuiu o problema ao preparo das equipes e aos materiais utilizados. “É importante que os profissionais de saúde estejam capacitados para a aspiração correta de cada frasco-ampola”, advertiu o instituto sobre o problema.

Os relatos são de frascos com menos do que as 10 doses previstas, de 0,5 ml cada. Alguns municípios chegaram a informar ter recebido ampolas com material suficiente para apenas sete aplicações, o que causou até mesmo a suspensão parcial de campanhas de vacinação. Os possíveis motivos apontados por Estados são a autorização do uso de ampolas de 5,7 ml, em vez das de 6,2 ml, em março, diminuindo a quantia excedente “de segurança”, e a dificuldade de acesso a seringas de alta performance, a fim de reduzir perdas.

Na terça-feira, o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) disse ter procurado a Procuradoria Geral da República para pedir abertura de inquérito para apurar a situação. “É preciso investigar! Cada dose de vacina é importante”, escreveu em rede social. O Estadão não obteve retorno da instituição até o fechamento desta edição.

Em nota, a Anvisa apontou ter observado um “aumento de queixas técnicas relacionadas à redução de volume nas ampolas”, o que está sendo investigado “com prioridade” – mas acrescenta que a situação é considerada “de baixo risco”, “por não haver risco de óbito, de causar agravo permanente e nem temporário”.

Na Bahia, por exemplo, o governo diz ter recebido 96 reclamações do tipo desde 19 de março, de 31 cidades – sendo 84 referentes à Coronavac e as demais à vacina da AstraZeneca. Entre os municípios estão Salvador, Governador Mangabeira, Serrinha e Caetanos. “Tem acontecido por erro do envasador, do Butantan, vários frascos virem com menos de 10 doses”, disse o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, em áudio do governo baiano.

Em São Paulo, a situação também é relatada por municípios da região metropolitana, como São Bernardo do Campo, e do interior, como Caraguatatuba. Em Ilhabela, o prefeito chegou a divulgar ter registrado um boletim de ocorrência por causa da situação. Segundo o município, oito frascos recebidos estavam com oito ou nove doses.

A situação nos outros Estados não é diferente. No Rio Grande do Norte, o governo alega ter recebido relatos de 76 municípios, entre eles Natal e Mossoró. O Espírito Santo diz ter sido informado por “alguns municípios”.

No Paraná, relatos de algumas prefeituras levaram a Promotoria de Justiça a instaurar uma “notícia de fato” para apurar as doses menores. Pernambuco afirmou já ter realizado “comunicação oficial” ao órgão federal. Os governos de Roraima, Pará, Santa Catarina e Amazonas disseram não ter recebido relatos de dessa natureza.

Em nota, o Ministério da Saúde apenas reiterou orientar o registro no “formulário técnico quando não for possível aspirar o total de doses declaradas nos rótulos das vacinas”. “A análise dessas ocorrências será conduzida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”.

O instituto “ irá revisar a bula da vacina Coronavac, no intuito de promover de forma ainda mais clara as informações relacionadas à forma correta de se realizar a aspiração das doses, adicionando inclusive um QR Code que irá direcionar para um vídeo demonstrativo do procedimento”.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob