9849700855?profile=original

Mais recente lançamento da Danone Nutricia, a plataforma Clube do Saber é um programa inovador de relacionamento e capacitação voltado para farmacêuticos e balconistas. O objetivo é impactar uma base de mais de 12 mil profissionais do setor.

Para Juliana Moreti, diretora de trade marketing da Danone Nutricia, a iniciativa atende à necessidade de esclarecer as muitas dúvidas do consumidor que chega à farmácia em busca de soluções e terapias nutricionais. “Com a plataforma conseguimos munir de conhecimento as equipes do PDV e treiná-las para atender aos clientes sobre o tema de nutrição com mais propriedade”, avalia.

Canal estratégico

Segundo Juliana, o canal farma representa mais de 75% das vendas da companhia, tendo uma relevância fundamental na estratégia de negócios da empresa. “O primeiro lugar onde o shopper recorre, seja para comprar itens de nutrição infantil ou sênior, é a farmácia. E nossas categorias dependem muito da venda consultiva do farmacêutico e da orientação do balconista para ajudar o cliente em sua decisão de compra, sabendo que 70% deles decidem na loja qual marca vão adquirir”, ressalta.

Conhecimento e recompensas

A ferramenta oferece treinamentos adaptados tanto para farmacêuticos como para balconistas de forma dinâmica e intuitiva. As capacitações envolvem textos, vídeos e materiais científicos, que são disponibilizados semanalmente aos cadastrados e podem ser acessados por desktop ou via mobile. A cada módulo finalizado, os participantes passam por avaliações e recebem, além do certificado de conclusão, pontos que podem ser trocados por diversos itens em uma plataforma exclusiva.

“Quanto mais treinamentos os profissionais realizarem, mais pontos eles terão para trocar na plataforma, tornando-se um motivador para que acompanhem os novos conteúdos”, explica Juliana. Com duração de três meses, os treinamentos do primeiro módulo abrangem temas como nutrição na primeira infância, sarcopenia, memória, força e fibras intestinais. Ao longo do ano, também estão previstas capacitações com foco em diabetes, desafios da alimentação infantil e os impactos no crescimento, entre outros assuntos.

Parceria com a Abrafarma

O lançamento ocorreu em novembro, na 25ª edição do Road Show Care Center, evento de capacitação da Abrafarma, que mobilizou mais de 3 mil farmacêuticos. “A parceria com as grandes redes é fundamental para endossar o programa como uma frente de capacitação”, endossa Juliana.

Segundo a executiva, nos primeiros dias a plataforma contabilizou a adesão de mais de 300 farmacêuticos. “Foi uma satisfação enorme ver a interação desses profissionais no programa e o feedback que eles nos passaram de que se trata do melhor programa que eles poderiam ter nesse momento. Isso vale muito mais do que números”, comemora.

Os próximos passos são apresentar o programa diretamente para os dez maiores clientes da companhia a fim de poder participar da agenda de treinamento que elas oferecem para suas equipes. Mas o varejo independente e associativista também está na mira da empresa. E, para isso, a Danone Nutricia iniciará um trabalho de divulgação junto às distribuidoras. “Com essa iniciativa, queremos reforçar o protagonismo da linha de frente do varejo farmacêutico e incentivar uma rede de conhecimentos sobre nutrição”, acredita Juliana.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob