Como é trabalhar na empresa Roche | 99jobs.com

by Soraia Duarte |  Época Negócios

06/10/21 – Mais de 250 mil pessoas em tratamento de saúde fizeram uso de algum produto da farmacêutica Roche em 2020, alcance 25% superior ao registrado no ano anterior. Terapias inovadoras. como as direcionadas a cuidados com o câncer, esclerose múltipla e hemofilia, especialidades da Roche, foram utilizadas por 27 mil pessoas daquele total. São produtos resultado de investimentos constantes em pesquisas clínicas e um dos fatores para levar a Roche ao topo do pódio de Desempenho Financeiro, segundo o presidente da empresa no Brasil. Patrick Eckert. Em 2020, a empresa obteve lucro líquido de RS 549,0 milhões, 20,8% acima do de 2019, margem Ehitdn de 2% e rentabilidade do patrimônio de 31,9%.

Não foi. porém, um ano livre de adversidades e isso fica registrado na queda de 3,6% na receita liquida, para RS 3,8 bilhões. A Roche perdeu a patente de alguns produtos e viu a chegada de concorrentes para algumas das estrelas do seu portfólio. O isolamento social segurou as pessoas em casa. com a consequente redução de diagnósticos e o adiamento, ou mesmo a suspensão, de tratamentos. Mas a Roche beneficiou-se de uma reorganização interna, iniciada antes da chegada da covid-19. Um dos resultados das mudanças foi a redução de custos.

É tradicional, no mercado das farmacêuticas, a figura dos representantes de vendas - a clássica imagem da malinha recheada de amostras grátis. A Roche começa a trocar o modelo por outro, de profissionais qualificados alocados em clientes para, juntos, discutirem soluções. Para essa função, o grupo adotou o nome de “primary point of contact", ou primeira pessoa de contato, espécie de executivo de conta. É mudança, segundo Eckert. inédita no setor, e tem sido adotada nos mais de 150 países onde a multinacional está presente. O Brasil, como o oitavo maior faturamento do grupo, destaca-se com alguns projetos piloto, como o da colaboração com o hospital Beneficência Portuguesa, na capitai paulista, já no novo esquema. Entre os clientes estão também clinicas, seguradoras de saúde, autarquias, entidades de classe, ministérios.

Faz todo o sentido a opção por um atendimento mais próximo do cliente dentro da estratégia da Roche, empenhada em fornecer produtos inovadores, de alta complexidade e baixo volume de produção. Daí, também, a decisão, anunciada em 2019, de fechar a única fábrica no Brasil, era Jacarepaguá, bairro do Rio, até 2024. Manterá o escritório central na capital de São Paulo e o centro de distribuição em Anápolis (GO). Jacarepaguá fabrica grande volume de remédios de baixa complexidade, marcas conhecidas como Bactrim, Lexotan, Valium. Esses medicamentos passarão a ser importados.

Embora pare de produzir no Brasil, os investimentos em pesquisas e estudos continuam. Só em 2020, a Roche destinou RS 292 milhões para P&D. com crescimento de 14"o em relação a 2019. Em três anos foram RS 737 milhões. “A manutenção dos investimentos mostra o nosso compromisso de longo prazo com o pais", afirma Eckert. Em 2021, a Roche completa 90 anos de Brasil e vai transferir sua sede do bairro paulistano do Jaguaré, Zona Oeste, para um moderno conjunto na Zona Sul.

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob