EssilorLuxottica negocia aquisição da GrandVision

9849620077?profile=original

bloomberg.gif
Ruth David e Tommaso Ebhardt

(Bloomberg) -- A gigante do setor de óticas EssilorLuxottica avalia a aquisição da rede holandesa GrandVision, segundo pessoas com conhecimento do assunto, o que ampliaria em larga escala o número de lojas da empresa franco-italiana em todo o mundo.

As negociações da EssilorLuxottica estão em estágio inicial, e não há garantia de que o acordo seja fechado, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas porque o assunto é confidencial.

Com a aquisição da GrandVision, que vende óculos de grau, lentes de contato e outros produtos para a visão, a dona das marcas Oakley e Ray-Ban acrescentaria mais de 7 mil lojas em mais de 40 países à sua rede. A GrandVision, que tem sede em Schiphol, na Holanda, é controlada pela firma de investimento HAL, que tem participação de 77%, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Representantes da EssilorLuxottica e GrandVision não quiseram dar entrevista. A HAL não estava disponível para comentários.

O interesse da EssilorLuxottica na GrandVision surge apenas dois meses depois de uma disputa no comando da empresa, o que afetou o desempenho das ações. A fabricante de lentes, resultado da fusão entre a francesa Essilor e a italiana Luxottica, disse em maio que estava à procura de um novo presidente - um esforço para resolver o conflito entre o presidente do conselho Leonardo Del Vecchio, e o vice-presidente do conselho, Hubert Sagnières.


A disputa se intensificou depois que as empresas selaram a fusão de US$ 53 bilhões no ano passado. Del Vecchio queria indicar seu vice como CEO, enquanto Sagnières argumentava que o executivo italiano estava fazendo declarações falsas para tentar assumir o controle do grupo.

No varejo, a GrandVision opera com marcas como Brilleland e For Eyes. Além de suas conhecidas marcas de óculos de sol, a EssilorLuxottica controla redes de lojas como LensCrafters e Pearle Vision.

Antes da Bloomberg divulgar as negociações para a aquisição, as ações da empresa holandesa acumulavam alta de 9% nos últimos 12 meses, em contraste com a queda de 4,4% dos papéis da EssilorLuxottica, que tem valor de mercado de 51 bilhões de euros.

--Com a colaboração de Ruben Munsterman, Dinesh Nair e Jan-Henrik Foerster.

Repórteres da matéria original: Ruth David em London, rdavid9@bloomberg.net;Tommaso Ebhardt em Milão, tebhardt@bloomberg.net

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

DikaJob de

Para adicionar comentários, você deve ser membro de DikaJob.

Join DikaJob

Faça seu post no DikaJob