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Estée Lauder eliminará até 2.000 empregos em todo o mundo

AFP

O grupo de cosméticos norte-americano, Estée Lauder, anunciou a eliminação de 1.500 a 2.000 empregos, além de outras medidas económicas, após um trimestre marcado por uma queda acentuada no número de visitas às suas lojas, durante a pandemia do novo coronavírus COVID-19.

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Num comunicado, a empresa apresentou um plano que durará dois anos e pretende "lidar com as mudanças dramáticas no cenário de distribuição e comportamento do consumidor após a doença COVID-19".

O plano prevê o fecho de 10% a 15% das lojas, principalmente na Europa, Médio Oriente, África e América do Norte, bem como um aumento dos investimentos no digital para refletir sobre o crescimento das compras online ou em lojas que também oferecem serviços online.

Consequentemente, o grupo que reúne marcas como Estée Lauder, Clinique, Aveda, La Mer, Mac e Bobbie Brown planeia cortar cargos de vendas, além de suporte de vendas.

A empresa prevê utilizar de 400 milhões a 500 milhões de dólares para todas essas operações de reestruturação.

No quarto trimestre do seu ano fiscal, encerrado em 30 de junho, as vendas da Estée Lauder caíram 32%, para 2,43 biliões de dólares, e o grupo sofreu um prejuízo de 462 milhões de dólares.

A Estée Lauder não quis fornecer previsões para o ano fiscal atual, mas espera uma queda de 14% a 15% nas vendas entre julho e setembro.

Em todo o ano fiscal, a receita da Estée Lauder caiu 4%, para 14,29 biliões de dólares. O grupo registou um lucro líquido de 684 milhões de dólares, uma queda de 62% no comparativo anual.

“O ano fiscal de 2020 foi um ano como nenhum outro, pois alcançamos vendas recordes e um lucro ajustado por ação excepcionalmente forte, no primeiro semestre, e atravessamos com agilidade por uma pandemia sem precedentes no nosso segundo semestre”, disse na declaração o CEO da Estée Lauder, Fabrizio Freda.

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